ENSINO FUNDAMENTAL I

Tecnologia e aprendizagem colaborativa
Atividade simultânea promove interação nas aulas remotas

 Por: Tatiana Maria de Paula Silva | 30 de julho de 2020.

Durante as atividades do 1º semestre, em um momento no qual o isolamento social se faz presente, a tecnologia foi a principal responsável pela a aproximação e a colaboração entre os alunos. 

Dentre as muitas atividades e propostas trabalhadas com os alunos do 5º ano do Ensino Fundamental, foram contempladas habilidades e competências com a utilização de recursos tecnológicos que possibilitaram interações entre os alunos e colaboraram para minimizar o impacto da não convivência presencial.

Nas aulas de Língua Portuguesa, inspirados pela leitura do livro “as Meninas do sonho de rendas, da escritora Marília Lovatel, os alunos foram desafiados a produzir poemas em pequenos grupos por meio de  salas de reunião na plataforma Teams.

Com o apoio dos membros da equipe de Tecnologia Educacional (Grace Gonçalves, Pollyanna Cardoso e Talita Romero), os grupos realizaram simultaneamente, em um mesmo arquivo Power Point, apresentações que estavam anexadas à nuvem e com links disponibilizados no ambiente virtual de aprendizagem, Moodle.

O resultado foi um processo de criação e interação entre pares com o objetivo de desenvolver tanto as habilidades socioemocionais como também as relacionadas ao Currículo de Competências Digitais. Mais do que isso, os alunos discutiram, negociaram e trocaram suas impressões de forma interativa e colaborativa.

Segundo a professora Pollyanna os alunos gostaram muito de participar da atividade. “Trabalhar em um mesmo documento simultaneamente foi um grande aprendizado para eles que construíram o Power Point juntos, fizeram o texto, a animação e o design. Cada grupo imprimiu sua caraterística o que nos apresentou como resultado final trabalhos bem diversificados. Além disso, eles puderam externar um pouco as emoções, pois o tema tratou sobre as expectativas pós quarentena. Também vale destacar que a possibilidade de estarem fazendo um trabalho em grupo, se encontrando ainda que virtualmente, foi significativo para eles”, explica Pollyanna.