EDUCAÇÃO INFANTIL

Descobrindo Dom Quixote

Projeto apresenta aos pequenos a obra de Miguel de Cervantes de forma lúdica e criativa

Por: Tatiana Maria de Paula Silva | 29 de setembro de 2020.

Ao longo do mês de setembro, os alunos do Infantil I participaram, nas aulas de Espanhol, de um projeto que lhes apresentou Dom Quixote, o extraordinário personagem de Miguel de Cervantes.

Durante as atividades, os alunos conheceram a história do escritor de um dos livros mais traduzidos do planeta e, consequentemente, o porquê do nome do Colégio em que estudam.

O objetivo é mostrar aos alunos que Miguel de Cervantes foi um escritor espanhol de extrema relevância literária e que sua obra-prima, O engenhoso fidalgo Dom Quixote de La Mancha, é considerada um dos livros mais lidos no mundo.

Para instigar ainda mais as crianças em relação ao tema, os professores Tábata Andugar e Diego Zambrano realizaram pela escola uma visita on-line, na qual os alunos puderam encontrar o busto de Miguel de Cervantes, localizado no jardim, em frente ao prédio administrativo. Andando mais um pouco, eles encontraram a escultura de Dom Quixote produzida pelo artista Luiz Gagliastri, situada em frente à biblioteca. Por fim, as crianças apreciaram o mural produzido pelo artista Claudio Canato, localizado no foyer do teatro.

“Durante o projeto, assistimos a um episódio dedicado ao público infantil mostrando a Aventura dos moinhos de vento e realizamos atividades para conhecermos ainda mais a história. Assim, comprovamos como, no fim de suas aventuras, Dom Quixote, muitas vezes, se dava mal, mas continuava perseverante. Também programamos algumas surpresas e esperamos ter levado para a casa de cada aluno, além de um rico conhecimento, momentos descontraídos e divertidos”, comenta a professora Tábata Andugar.

O projeto contou com a participação especial da professora Luciana Calegari e da aluna Maria Azucena Andugar Lehmann, do 2º ano do ensino fundamental. O artista Cláudio Canato gravou um depoimento especial* para os alunos as imagens que compõem o mural e destacam trechos da obra Dom Quixote. (*Assista em:  https://www.youtube.com/watch?v=DKTkMl1wV_s&t=228s )

Para saber mais, acompanhe os fragmentos das atividades no canal do IGTV do Colégio, @colegiomigueldecervantes na série Descobrindo Dom Quixote.