INSTITUCIONAL

Lançamento da pedra fundamental Master Plan
Ato simbólico marca o início da obra de ampliação

Por: Tatiana Maria de Paula Silva | 29 de outubro de 2019.

No fim da tarde do dia 28 de outubro, ocorreu a cerimônia do lançamento da pedra fundamental das obras de ampliação, a qual contou com a presença dos membros da Associação Colégio Espanhol de São Paulo (ACESP), da equipe diretiva do Colégio, da equipe da MPD Engenharia e convidados.

A diretora-geral do Colégio, Lourdes Ballesteros, agradeceu a presença de todos e anunciou a abertura do ato com os discursos dos presidentes da Associação: o embaixador da Espanha no Brasil, Fernando Garcia Casas, o cônsul-geral da Espanha em São Paulo, Ángel Vázquez Díaz de Tuesta, e do conselheiro de Educação da embaixada da Espanha no Brasil, Pedro Cortegoso Fernández.

Em seu discurso, o embaixador Fernando Garcia Casas reforçou a importância das obras para o atendimento das novas demandas pedagógicas e culturais da contemporaneidade. Ele afirma que o Colégio se consolida, a cada dia, como uma instituição educativa de vanguarda, não somente por sua proposta educativa, mas agora – com o Master Plan – também devido a uma privilegiada estrutura física. O Master Plan incorporará o que existe de mais avançado na engenharia e na arquitetura, motivo de orgulho para todos aqueles que formam parte da história dessa prestigiosa instituição de ensino.

Na sequência, Ángel Vázquez, cônsul-geral da Espanha em São Paulo, ressaltou que o evento marca o início de mais uma importante contribuição educativo-cultural do Colégio Miguel de Cervantes à comunidade hispano-brasileira de São Paulo e passou a palavra a Pedro Cortegoso, conselheiro de Educação da embaixada da Espanha. Pedro destacou a transcendência da obra não somente para a consolidação do compromisso assumido pelo Colégio, mas também para a reafirmação da ação educativa da Espanha no Exterior.

A cerimônia seguiu com o depósito na caixa da Pedra Fundamental de uma cápsula do tempo, na qual os convidados colocaram o documento de ata da cerimônia assinado por todos os presentes, as Constituições da Espanha e do Brasil, um jornal do dia, o último número da revista Cervantes Informa, moedas da Espanha e do Brasil, uma bandeira com emblemas da Espanha, do Brasil e o logo do Colégio. Por último, foi adicionada à cápsula uma imagem do projeto e da planta do Master Plan. A cápsula será aberta em 2028, ano em que o Colégio completará meio século.

Ao final, todos os presentes brindaram e comemoraram mais essa importante e história etapa do Colégio Miguel de Cervantes.