ENSINO MÉDIO – Programa do Diploma IB

Encontros com Marcelo Urtado e Paula Curiacos

Alunos do 1° ano participaram de palestra sobre produção agrícola sustentável

Por: Matheus Kruger Crivelari I 25 de outubro de 2023.

No dia 24 de outubro, os alunos do 1° ano do Ensino Médio do Programa do Diploma IB conheceram Marcelo Urtado e Paula Curiacos, proprietários da produtora de café Fazenda Três Meninas e pais de alunas do Colégio Miguel de Cervantes. O local, situado no município de Monte Carmelo, Minas Gerais, se destaca pela produção sustentável de café, utilizando técnicas benéficas ao meio ambiente. A atividade contempla um projeto em conjunto das disciplinas Gestão Empresarial e Biologia, ministradas pelos professores Adriana Beraldi dos Santos e Joan Miró Ortega, respectivamente.

No encontro, Marcelo e Paula contaram um pouco de sua trajetória como empresários do agronegócio. Os fazendeiros falaram sobre as motivações que os levaram a adquirir uma propriedade, em 2016, e conduzir um negócio da maneira que lhes parecia a mais adequada. Além disso, falaram das práticas sustentáveis adotadas na Fazenda Três Meninas e como esses métodos afetaram o mercado cafeicultor como um todo. Ao final, os jovens puderam fazer perguntas e sanar suas dúvidas.

O objetivo pedagógico da atividade foi abordar o tema da responsabilidade social corporativa e como os alunos devem adotar essas práticas e princípios em suas vidas.