INSTITUCIONAL

Atividades de planejamento 2020
De 27 a 30 de janeiro, o Colégio se prepara para o início do ano letivo

Por: Tatiana Maria de Paula Silva | 30 de janeiro de 2020.

Muito embora o planejamento de 2020 tenha começado em 2019, os dias que antecedem o início das aulas é preparado com muita atenção pela equipe diretiva do Colégio para o alinhamento e reflexão sobre as expectativas do ano.

Organizar as salas e os materiais, além de conhecer um pouco a respeito dos alunos que chegarão, são algumas das inúmeras atividades que proporcionam aos docentes condições para o acolhimento de todos os alunos.

Dessa forma, todos os anos, a direção e a equipe de orientação pedagógica organizam para o retorno dos professores momentos que propiciem construção de conhecimento e sensibilização.

Além do tradicional café da manhã e das boas-vindas dos diretores Lourdes Ballesteros e Moisés Domingues, o ano começou com a inspiradora palestra “A escola e o desenvolvimento das habilidades socioemocionais”, ministrada pela professora Telma Vinha*. Durante o dia, dinâmicas de integração e reuniões proporcionaram reflexão sobre temas comuns e sinergia entre as equipes pedagógicas.

O segundo dia começou com a palestra sobre Metodologias Ativas, ministrada pelo professor José Manuel Morán**. No período da tarde, aproximadamente 40 editoras vieram para a III Mostra de Editoras do Colégio Miguel de Cervantes.

Para encerramento das atividades, na véspera da volta às aulas, os professores participaram da palestra-vivência “O movimento Educação STEM: impactos e oportunidades na prática educativa”, com Maria del Carmen Chude, Leonardo Lago, Evandro da Silva e Enrique Di Lucca***, educadores da Testo Digital.

Ao final do dia, depois de tudo organizado e preparado para receber nossos alunos, uma oficina de flamenco, com Flávio Rodrigues e Irene Atienza, preencheu com alegria a programação.

*Telma Vinha – Pedagoga, doutora em educação pela Faculdade de Educação da Unicamp e professora do Departamento de Psicologia Educacional dessa mesma instituição. Desenvolve pesquisas sobre clima escolar, relações interpessoais e desenvolvimento sociomoral. Integra o Laboratório de Psicologia Genética da Unicamp e o Grupo de Estudos e Pesquisa em Educação Moral da Unesp/Unicamp. Autora e coautora de artigos e livros.
**José Manuel Morán – Pesquisador e mentor de projetos de transformação da educação básica e superior, com foco principalmente nas Metodologias Ativas, modelos híbridos, tecnologias digitais, aprendizagem visível, mentoria e projeto de vida. Foi professor de Novas Tecnologias da USP e um dos fundadores, em 1989, da Escola do Futuro, projeto de pesquisa da USP. Implantou e gerenciou programas de Ensino Híbrido e de Educação a Distância. Suas ideias estão no blog Educação Transformadora.
***María del Carmen G. ChudeConsultora Educacional com foco em inovação educacional. Designer de programas de formação, materiais e ambientes de aprendizagem. Formadora e formadora de formadores. Especialista em avaliação de programas de formação. Mediadora de programas de desenvolvimento humano. Autora e consultora de projetos socioeducativos na Argentina, Brasil, México.
***Leonardo Gonçalves LagoDoutorando em Educação na Universidade de Cambridge. Mestre em Ciências e em Ensino de Ciências pela Universidade de São Paulo (USP), tem se dedicado à pesquisa da relação do ensino dialógico com a construção do conhecimento em sala de aula. Neste projeto, traz aportes da Teoria da Atividade com o intuito de fundamentar a expansão didática das atividades STEM a outras áreas do currículo, cultura digital e elementos da pesquisa-ação para o trabalho docente.
***Evandro Cleber SilvaPós-doutorado em Física Teórica pelo Instituto de Física Teórica e graduado em Matemática Pura pela UNESP. Professor de ensino superior do Centro Paula Souza, foi coordenador e diretor da Faculdade de Tecnologia de Barueri (FATEC). Contribui neste projeto com sua experiência acadêmica e em reconhecidos programas de alfabetização científica.
***Enrique Di Lucca JuniorMBA em Gestão de Produtos e Serviços pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (USP). A experiência com equipes multidisciplinares lhe permite contribuir nas propostas de valoração do trabalho em equipe e das técnicas de organização e gestão no desenho e implementação de projetos tecnológicos.