ENSINO MÉDIO

6ª Semana Nacional de Educação Financeira 

De 20 a 24 de maio, os alunos do Ensino Médio participaram de atividades nas aulas de Matemática

Por: Tatiana Maria de Paula Silva | 27 de maio de 2019.

A Semana Nacional de Educação Financeira – Semana ENEF – é uma iniciativa do Comitê Nacional de Educação Financeira (CONEF) para promover a Estratégia Nacional de Educação Financeira (ENEF).

Com os objetivos de conscientizar os estudantes sobre a importância do planejamento financeiro e estimular a busca por uma relação equilibrada com o dinheiro, visando à tomada de decisões acertadas sobre finanças e consumo, o Departamento de Matemática do Cervantes propôs aos alunos do Ensino Médio atividades relacionadas ao assunto nos dias 22 e 23 de maio.

No dia 23 de maio, os alunos do 1º e 2º anos participaram de uma palestra no auditório cujo objetivo foi despertar a curiosidade dos estudantes, apresentar a definição do termo “educação financeira” e enfatizar a importância de estudar os conceitos relacionados ao tema.

Já os alunos do 3º ano participaram de uma oficina que explorou os recursos do portal da ENEF (http://www.vidaedinheiro.gov.br). Os alunos também foram convidados a investigar o tema “investimentos” no portal https://comoinvestir.anbima.com.br , com ênfase nas ferramentas “Planeje”, “Entenda” e ” Escolha”.

Durante a palestra e as oficinas, os alunos puderam esclarecer dúvidas com os professores, do Departamento de Matemática, Miguel Folchetti, Daniela Miele, Patrícia Campos e Jefferson Platini. Segundo o site da ENEF, “quando o cidadão entende os fatores que influenciam suas escolhas financeiras, consegue equilibrar seus desejos imediatos com suas necessidades de longo prazo. Um dos efeitos disso é o aumento do hábito de poupar, outro importante pilar da educação financeira. E todos saem ganhando, já que cidadão financeiramente educado contribui para o bem-estar coletivo, seja porque essa qualificação resulta em um sistema financeiro mais sólido e eficiente, seja porque cada pessoa tem melhores condições para lidar com emergências e momentos difíceis da vida”.  (www.semanaenef.gov.br )