INSTITUCIONAL

Apresentação sobre OCDE

Alunos do Ensino Médio e 9° ano do Fundamental participam de palestra com professor Jorge Berné

Por: Matheus Kruger Crivelari l 30 de agosto de 2021. 

Na quarta-feira (24/8), a convite de Rafael Melo, chefe de Departamento de Ciências Humanas, o professor Jorge Berné fez uma apresentação aos alunos e professores sobre a organização intergovernamental OCDE (Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico). A instituição é um conglomerado de 38 países, além de outros parceiros-chave, que tem como principal objetivo buscar, em conjunto, soluções para problemas internacionais. Berné foi assessor de programas internacionais no Ministério da Educação e conselheiro técnico no Instituto Nacional da Avaliação da Espanha. Além disso, integrou o Secretariado da Educação da OCDE, coordenando projetos e avaliações educativas internacionais, como o PISA, TALIS e PIAAC.

Ademais, o professor aproveitou para explicar detalhes organizacionais do órgão e compartilhou algumas de suas experiências como antigo membro. Foram esmiuçados alguns dos projetos propostos pela organização, muitos dos quais Berné fez parte. O Pisa (Programa Internacional de Avaliação de Alunos), por exemplo, foi discutido na apresentação.

Porém, havia um objetivo prático por detrás da apresentação: em setembro, alunos do Colégio Miguel de Cervantes participarão do Fórum FAAP 2021. O evento, produzido pela referida universidade, busca simular um encontro entre nações que, por meio de debates, procuram resolver questões pertinentes ao cenário mundial. Dessa maneira, a apresentação a respeito da OCDE serviu justamente para inspirar os alunos, já que se trata de uma entidade que promove esse tipo evento diplomático com frequência.

Ao final do encontro, foram convidados para compartilharem suas experiências alguns dos alunos que participaram do Fórum FAAP 2019. Os professores Rafael Melo e Giovane Silva, que organizam os alunos para a participação no Fórum, agradeceram a presença de todos.