ENSINO FUNDAMENTAL II

Alunos produzem colagem com a artista Sofia Lemos
Em 28 de março, a artista propõe intervenção aos alunos do 7º ano

Por: Tatiana Maria de Paula Silva | 2 de abril de 2018.

A artista plástica Sofia Lemos esteve no Colégio Miguel de Cervantes para fazer uma oficina de intervenção de colagem com os alunos do 7º ano do Ensino Fundamental.

Com base no mote de sua exposição “Mulher bonita é a que luta!”, em cartaz no foyer do teatro do Colégio desde o dia 8 de março, Sofia propôs aos alunos que elaborassem por meio de fragmentos das imagens de revistas uma colagem coletiva, a qual faria parte da exposição.

Durante 50 minutos, cada turma do 7º ano trabalhou na composição de uma colagem, tendo a orientação da artista. O desafio lançado por ela para a obra coletiva era desconstruir a imagem de mulher perfeita com base em estereótipos estéticos.

Para a Sofia, a intervenção estimulou o processo criativo, aproximou os jovens do universo artístico e colaborou para a reflexão sobre a temática feminina. “Nesse momento eles se colocaram na condição de artistas. A ideia é que eles desconstruíssem a figura da mulher perfeita que consta na realidade das revistas e formassem uma outra representação da mulher, forte, batalhadora, inteligente etc. A intervenção também promoveu uma intencionalidade e a experiência da possibilidade de se expressar por meio da arte”, comenta Sofia.

Para as alunas Clara Gazal Ciarlini e Valentina Valente da Silva Ramos, a ideia da oficina colaborou para a reflexão tanto dos meninos quanto das meninas, os incentivando a se aceitarem como são e não perseguirem um padrão estético ditado pela sociedade. “Foi uma bela iniciativa essa oficina porque para nós que somos jovens é importante reforçar que não devemos ter vergonha de ser como nós somos. A Sofia passou uma bela mensagem para que nós refletíssemos e acredito que a arte é um ótimo meio de expressão para difundir essas ideias”, explica Clara. “Achei muito legal essa intervenção porque muitas pessoas acham que as mulheres precisam ser perfeitas, mas, conforme a Sofia diz, é importante nos aceitarmos e aceitarmos as pessoas como elas são”, conclui Valentina.

Para Nicholas Moneta de Queiroz a oficina foi uma atividade interessante e instrutiva. “Foi uma atividade diferente. Gostei de fazer as colagens e procurar as imagens para poder me expressar. A proposta da Sofia era que nós fizéssemos uma colagem com base na reflexão sobre como a mulher é vista e desconstruir a ideia de beleza pela aparência. Acho que esse é um tema importante para ser falado porque as mulheres sofrem muito preconceito e discriminação na sociedade”, afirma Nicholas

A exposição “Mulher bonita é a que luta!” ficará no foyer do Colégio até dia 6 de abril. Além das obras da artista, os painéis dos alunos estarão expostos.

Saiba mais em: https://www.cmc.com.br/sofia_lemos/