INSTITUCIONAL

40ª Feira do Livro do Colégio Miguel de Cervantes

Sob o tema Cultivo Literário: Producción y consumo sostenible de la literatura, evento reuniu, no dia 25 de maio, mais de 4 mil pessoas

Por: Tatiana Maria de Paula Silva | 27 de maio de 2024.

A 40ª Feira do Livro do Colégio Miguel de Cervantes, do dia 23 ao dia 25 de maio, reuniu mais de 20 autores em uma programação diversificada.

Aquecimento Feira do Livro

Nas atividades pré-feira, no dia 6 de maio, os alunos do 4º ano do Ensino Fundamental participaram de um encontro com o escritor, poeta, educador e contador de histórias César Obeid. O tema do encontro foi seu livro Aquecimento global não dá rima com legal. Com uma fala divertida e espirituosa, o autor encantou as crianças, explicando as características da literatura de cordel, gênero literário voltado à tradição do sertanejo nordestino. A atividade serviu como um disparador para as produções artísticas dos alunos, as quais foram expostas na Feira do Livro, no dia 25 de maio. Essa oportunidade de contato direto com um escritor tão renomado pretende inspirar e motivar os estudantes a explorarem ainda mais o universo da literatura e da poesia.

No dia 21 de maio, também como parte das atividades da Feira, o Colégio recebeu o escritor espanhol Santiago Beruete para dois encontros, um com alunos e outro com colaboradores da instituição.

Atividades para público interno

Durante os dias 23 e 24 de maio, as atividades da 40ª Feira do Livro foram voltadas ao público interno.

No dia 23, a programação encantou os alunos da Educação Infantil com contações de histórias capitaneadas pelo experiente contador Samuca. Além disso, os estudantes do Infantil 5 tiveram a oportunidade de participar de um encontro com o escritor Gilles Eduar sobre o livro As asas do crocodilo. Os alunos do 1º ano também vivenciaram uma atividade de narração de contos da escritora Eva Furnari, apresentada pela atriz e arte-educadora Dani Marques.

Ainda no dia 23, os alunos do 6º e 7º anos participaram do festival “Novas Leituras, Novos Leitores”, um projeto da biblioteca do Colégio que convida estudantes para apresentarem obras aos colegas. Nesta edição, eles tiveram um encontro especial com o autor Pedro Tavares sobre seu livro A catalogadora de idosos. Além disso, os estudantes do 6º ano interagiram com a autora argentina Andrea Ferrari em um bate-papo on-line sobre a obra El complot de las flores.

Os alunos do Ensino Médio se encontraram com o escritor espanhol Santiago Beruete. Os estudantes do 1º ano participaram de uma palestra sobre o processo de criação literária, ao passo que os do 3º ano apresentaram ao autor uma conferência sobre a obra Un trozo de tierra. Os professores do Ensino Fundamental também tiveram a oportunidade de participar de uma palestra com o escritor uruguaio Fabián Severo sobre metodologia de oficina aplicada às aulas de língua e literatura.

24 de maio

No dia 24, a programação continuou com diversas atividades voltadas para o Ensino Médio. Os alunos do 1º ano tiveram um encontro com o músico Guga Stroeter, organizador da obra Uma árvore da música brasileira. Em homenagem a essa riquíssima obra, os alunos do 1º ano produziram uma instalação muito criativa, com elementos escolhidos por eles com base no estudo da obra. Também fizeram parte da instalação instrumentos musicais gentilmente cedidos pelo músico Luiz Poeira, do Atelier Instituto Tambor, que, há mais de 15 anos, produz artesanato de instrumentos musicais de percussão.

Já os estudantes do programa do diploma do 1º e 2º anos participaram de uma palestra com o escritor espanhol Santiago Beruete sobre El jardín del Prado: la naturaleza en el arte e apresentaram seus estudos sobre as obras Jardinosofía e Aprendívoros.

Além disso, os alunos do 3º ano do Ensino Médio participaram de uma videoconferência sobre o reconhecimento da escrita feminina na literatura, ministrada pela professora espanhola Isabel Murcia Estrada. Os estudantes do programa IB do certificado de Inglês também conversaram com a professora Débora Tavares sobre a obra 1984, de George Orwell.

Por fim, os alunos do 5º ano do Ensino Fundamental tiveram a oportunidade de participar de uma oficina de escrita poética com o renomado escritor e poeta uruguaio Fabián Severo. Já a Educação Infantil e o 1º ano do Fundamental vivenciaram uma divertida contação de Cuento de lobos, com os atores Carolina Soledad e German Larraguibel.

Essas atividades internas, nos dias 23 e 24 de maio, prepararam a comunidade escolar para a grande celebração da 40ª Feira do Livro do Colégio Miguel de Cervantes, que ocorreu no dia 25 com uma programação aberta ao público.

Dia 25 de maio

No dia 25, data principal da Feira, a programação, aberta ao público, atraiu centenas de alunos, famílias e membros da comunidade local. As atividades envolveram autores renomados, apresentações musicais, contação de histórias e exposições temáticas.

Nos encontros com autores, o Colégio recebeu, José Roberto Torero, Ivo Minkovicius, Caio Tozzi, Raphael Montes, Eliana Alves Cruz, Cristiane Boneto, Milton Hatoum, Cassiana Pizaia, Luís Sá Martino e Tânia Alexandre Martinelli.

Para os estandes dos autógrafos, estiveram presentes Vanessa Ratton, Francisco Marques Vírgula, Rosana Martinelli, Aldy Carvalho, Sandra Braik e Elisabete Ribeiro.

Durante a Feira, nossos alunos da Educação Infantil e 1º ano emocionaram o público com apresentações musicais dotadas de um repertório animado. Nos cluster e marquises, exposições dos alunos do 2º ao 5º ano homenagearam os escritores brasileiros Eva Furnari e Daniel Munduruku e o escritor espanhol El Hematocrítico, as quais encantaram a todos. Também houve exposições sobre as obras Será que todo mundo tem?, de Cristiane Boneto, e Pontes, do escritor José Roberto Torero e do ilustrador Ivo Minkovicius, todos presentes na Feira. Tais exposições trouxeram uma interpretação plástica das leituras.

O contador de histórias Samuca ofereceu uma viagem por contos populares aos alunos do 6º ano, e a contadora Carol Sakotani deu vida à obra A lenda das cobras Norato e Caninana, apresentada para os alunos do 3º ano do Ensino Fundamental e o público geral.

Já os alunos do Ensino Fundamental II produziram uma exposição sobre a obra Super Ulisses, do Caio Tozzi, no jardim do foyer do Teatro. Além disso, outras obras e temas foram abordados, como Antología de textos en español, O homem vitruviano, Leonardo da Vinci, Nossas Leituras – Resenhas Críticas de Aquela Água Toda, de João Carrascoza, e a exposição virtual Segredos da Produção e do Consumo Sustentável de Literatura com Matemática e Estatística.

A programação também incluiu oficinas e workshops, como a oficina de microrrelatos, com o escritor espanhol Santiago Beruete, e a palestra do escritor uruguaio Fabián Severo sobre o ensino de língua e literatura. Para os alunos do Ensino Médio, foi realizada a mesa redonda Reconhecimento da escrita das mulheres: uma história secular de ausência na literatura, com as estudiosas Luciana Diogo e Márcia Pedreira.

Houve também diversas oficinas, como a de marcadores de página, realizada pelos alunos do Ensino Médio, a deliciosa oficina com massinha comestível da Editora Doces Histórias e a oficina “Esports – IA generativa en la Feria del Libro”, da equipe de tecnologia educacional do Colégio, as quais animaram e educaram os jovens. 

Outras atrações também foram destaque, como a apresentação musical “A voz dos tambores”, com o Mestre Caçapava, no jardim do foyer, e a Gincana Interdepartamental, que testou o conhecimento e animou o público na marquise do Ensino Médio.

Além das atividades literárias, a Feira do Livro contou com diversas exposições temáticas, como a “Caminhos Fernando Sabino: expedição literária”, em comemoração ao Ano Nacional Fernando Sabino. A mostra traz detalhes da viagem realizada em 2023 pelo casal de jornalistas Gloria Cavaggioni e Wanderley Garcia, do projeto “Janela Cultural”. Durante a expedição, eles refizeram os caminhos percorridos pelo escritor Fernando Sabino e seu personagem Geraldo Viramundo, explorando os cenários de obras como O grande mentecapto e O encontro marcado. A exposição apresenta 24 painéis com fotos e textos, além de vídeos que destacam essa viagem imersiva. A mostra foi inaugurada no dia 25 de maio, durante a 40ª Feira do Livro, no salão da Biblioteca Francisco Javier Vallaure, e ficará em exibição até o final de junho. Na abertura da exposição, houve a participação especial de Bernardo Sabino, filho do escritor Fernando Sabino e presidente do Instituto Fernando Sabino.

Já o teatro do Colégio abrigou a exposição de fotografias da décima nona edição da Fotciencia19, uma iniciativa que nos permite observar a ciência e a tecnologia sob diferentes pontos de vista. Com o objetivo de destacar o enorme legado do Santiago Ramón y Cajal, médico e histologista espanhol considerado o “pai da neurociência moderna” e ganhador do Prêmio Nobel em 1906, a Fotciencia juntou-se à comemoração do Ano Cajal com uma modalidade especial dedicada às neurociências. A Fotciencia é composta por 49 fotografias, das quais 25 foram selecionadas para a presente exposição. Durante a Feira do Livro, as imagens foram expostas nas paredes internas do Teatro Belarmino Iglesias e, após a Feira do Livro, no foyer do teatro.

A Feira do Livro contou com a participação de diversas editoras e livrarias que engajaram a comunidade escolar nessa grande celebração literária. Entre os expositores presentes no evento, destacavam-se nomes como a Exitus Livros, SBCubos Cubos Mágicos, Elo Editora, Pamaris, Livraria Internacional SBS, Sur Livro, Livraria da Escola, Carochinha Editora, Editora Biruta/Gaivota, Editora Perspectiva e Toque Mágico, além de I2 Livros, Doces Histórias, Os Menores Livros do Mundo, Fada Madrinha, Revista Qualé e Educafé. Essa diversidade de parceiros enriqueceu ainda mais a programação da Feira, oferecendo aos visitantes a oportunidade de conhecer e adquirir uma ampla gama de obras literárias.

O sucesso da 40ª Feira do Livro do Colégio Miguel de Cervantes reafirma o compromisso da instituição em promover a leitura e a cultura. Além disso, o evento proporcionou a interação entre alunos, famílias e a comunidade em geral, que puderam confraternizar na praça gastronômica da festa.