INSTITUCIONAL

Canguru de Matemática 2019

De 21 a 25 de março, alunos do 4º ano do Ensino Fundamental ao 3º do Ensino Médio participaram da prova no Colégio Miguel de Cervantes

Por: Tatiana Maria de Paula Silva | 25 de março de 2019.

Os alunos do Colégio Miguel de Cervantes participaram, pelo 4º ano consecutivo, da Canguru de Matemática. Aberta a estudantes de 7 a 18 anos, a atividade traz questões de lógica e raciocínio que, de forma instigante e divertida, colaboram para que os participantes avaliem suas habilidades matemáticas. Os estudantes têm 90 minutos para resolver de 25 a 30 questões de múltipla escolha, sendo a prova aplicada no próprio ambiente escolar e pelos professores dos alunos.

Neste ano, com a finalidade de facilitar a participação, os alunos de 4º ao 9º ano realizaram as provas em sala, durante o horário de aula. Essa iniciativa, proposta pelo Departamento de Matemática do Colégio, tem o objetivo de motivar a participação dos alunos em atividades que estimulem a imaginação e promovam o desenvolvimento do raciocínio lógico.

A Canguru de Matemática é uma atividade anual internacional da qual estudantes de todo o mundo participam, aplicando conhecimentos de lógica em suas mais variadas abordagens. Sua origem se deu na França e é administrada globalmente pela Associação Canguru sem Fronteiras (Association Kangourou sans Frontières – AKSF). Trata-se do maior evento escolar de Matemática do mundo, com mais de 6 milhões de participantes por ano, em 75 países diferentes, e  presente há 10 anos no Brasil.