EDUCAÇÃO INFANTIL

Carnaval no Colégio Miguel de Cervantes
Em 9 de fevereiro, Educação Infantil e Ensino Fundamental I brincam no Carnaval  

Por: Tatiana Maria de Paula Silva |9 de fevereiro de 2018.

Falar sobre o Carnaval para as crianças é principalmente instigá-las a conhecer um movimento importante da cultura e do folclore brasileiro. Com o objetivo de divertir, descontrair e vivenciar essa expressão cultural, as equipes pedagógicas da Educação Infantil e Ensino Fundamental do 1º ciclo propuseram uma festa animada por marchinhas tradicionais, confetes e serpentinas.

Para a orientadora da Educação Infantil e 1º ano do Ensino Fundamental, Daniela Cotti Borba Galhera, a atividade contribui para o processo de adaptação. “Acredito que é uma oportunidade que as crianças têm de participar de uma festa de tradição popular dentro do contexto escolar. As marchinhas, brincadeiras, cantigas envolvem e divertem as crianças, que aprendem brincando. O desfile de fantasias e a entrada no mundo do faz de conta facilitam a aproximação das crianças, contribuindo assim, para a socialização e integração”, afirma Daniela.

Para Denise Maria Milan Tonello, orientadora do Ensino Fundamental 1º ciclo, a festa é o desfecho merecido pelo empenho no projeto de escrita sobre o Carnaval. “Com confetes, serpentinas e adereços e num ambiente preparado para essa vivência, os alunos puderam mostrar suas fantasias, dançar e brincar na companhia dos colegas. Mesmo brincando, tiveram a oportunidade de comprovar o que aprenderam em sala de aula com a leitura e as pesquisas sobre as marchinhas e o Carnaval. Durante a semana, os alunos elaboraram pequenos textos coletivos com o objetivo de refletirem sobre a base alfabética por meio do que já era conhecido. Dessa forma, as propostas de escrita tiveram maior significado”, comenta Denise.

Piratas, bailarinas, palhaços, não importa a fantasia, a alegria contaminou as crianças, que encerraram a semana aprendendo e brincando.