ENSINO MÉDIO

O Colégio Miguel de Cervantes participa da Conferência Virtual do IB 2021

Por: Patricia Varela I novembro de 2021.

Entre os dias 18 e 22 de outubro, celebrou-se a Conferência Virtual do IB 2021, cujo tema principal foi “Decifrar o próximo paradigma”. A conferência, que se celebra anualmente, tem como objetivo principal a interação entre os colégios do universo IB e a apresentação de boas práticas selecionadas previamente. Neste ano, temos a grande satisfação de representar nosso colégio por meio do projeto “O normal é ser diferente”. Ir a um evento de tamanha grandeza e importância é um grande desafio, mas fazê-lo com a ótica da inclusão é um alento de esperança para todos aqueles que, como nós, acreditam no poder que a educação tem de mudar o mundo. Foi uma grande oportunidade de compartilhar experiências e conhecer vivências de profissionais de diferentes culturas. Esse intercâmbio de perspectivas e realidades me fez sentir parte de algo muito maior e que, a partir de um enfoque internacional, nos une por um objetivo comum:

“Sejamos a diferença que queremos ver no mundo”

Mahatma Gandhi

Ser a diferença no mundo é um grande propósito que nos une, mas o que nos faz fortes é a consciência de que tal mudança deve vir primeiro de nós mesmos, para podermos, dessa forma, fazê-la chegar aos nossos alunos. A apresentação começou com essa frase, que, de certa maneira, representa a base principal deste trabalho, o qual fomenta em nossos alunos uma mentalidade aberta, na qual não apenas o respeito deve ser maior que os preconceitos como também a informação desempenha um papel fundamental na hora de aceitar o diferente. A apresentação colocou, de forma evidente, diferentes aspectos presentes em nosso projeto:

  • A importância do voluntariado e seu verdadeiro impacto em nossa sociedade.
  • A relação entre as características do projeto e os atributos do perfil da comunidade IB.
  • Os enfoques de ensino e aprendizagem do Bacharelado Internacional.
  • O conceito de Aprendizagem – Serviço: o processo de aprender fazendo um serviço à comunidade. 
  • Vínculo entre o projeto e o componente base do Programa: CAS.

Em definitivo, foi uma grande oportunidade de compartilhar com a comunidade global do IB o sentimento de superação e satisfação que emana de projetos desse tipo que, de certa forma, nos ajudam a ser pessoas melhores. Para terminar, compartilho uma citação de Eduardo Galeano, que nos pode servir de grande inspiração:

“Muita gente pequena, em lugares pequenos, fazendo coisas pequenas, pode mudar o mundo.”