Ensino Médio

Congresso da Hispanidad do Ensino Médio
500 anos da primeira volta ao mundo – Magalhães e Elcano

Por: Tatiana Maria de Paula Silva | 11 de outubro de 2019.

Nos dias 10 e 11 de outubro, os alunos do Ensino Médio do Colégio Miguel de Cervantes apresentaram seus trabalhos no Congresso da Hispanidad. Após semanas de pesquisas sobre o instigante tema dos 500 anos da primeira volta ao mundo, os alunos fizeram excelentes apresentações.

As pesquisas contemplaram diversos assuntos, como a descrição da vida nas caravelas, os antigos métodos para a conservação dos alimentos, as doenças comuns nas naus, os instrumentos de navegação, entre muitos outros. As apresentações, realizadas em formatos de palestras ou atuações, abrangeram as áreas de arte, literatura, cultura, sociedade e ciências.

No primeiro dia do Congresso, além das apresentações, os alunos assistiram ao filme La misión, de Roland Joffé, que trata das missões jesuíticas na terra dos guaranis e da captura dos nativos para o trabalho forçado, prática que vai contra o propósito de conversão idealizado pelos jesuítas. Posteriormente, o professor José Muñoz Cabrera (Pepe) fez uma reflexão sobre o filme.

Após o almoço, o Colégio Miguel de Cervantes recebeu a professora Ana Paula Torres Megiani, do Departamento de História da Universidade de São Paulo, para a palestra Desvendando as rotas do planeta redondo: Portugal, Espanha e a primeira viagem de circum-navegação da Terra (1519 – 1522).

No segundo dia, após a apresentação dos trabalhos, todos os alunos assistiram à apresentação do grupo de alunos coordenado pelo professor Fabio Nogueira, intitulada  La primera vuelta al mundo en teatro de sombras,  e apresentação Antonio Pigafetta: ¿el pionero del realismo mágico?, do grupo coordenado pela professora Patrícia Varela.

Todas as apresentações do Congresso foram acompanhadas de perto pela Sala de Imprensa da Hispanidad, formada por alunos do 3º ano do Ensino Médio.

Conheça os trabalhos em: www.cmc.com.br/hispanidad2019