ENSINO FUNDAMENTAL ANOS FINAIS
Trilha Socioemocional
Estudantes do 9º ano participam de dinâmica de autodesenvolvimento para o Ensino Médio
Por: João Hoeppner | Editado por: Ruan Santos | 1º de dezembro de 2025
No dia 25 de novembro, as turmas do 9º ano vivenciaram um momento especial de encerramento de ciclo no Ensino Fundamental, que contou com uma trilha de desenvolvimento pessoal e emocional. A atividade, conduzida pela equipe da Humana Educação, foi pensada para apoiar os estudantes em questões pertinentes à adolescência, como entender a própria trajetória, refletir sobre o plano de vida, aprender a lidar com as emoções e se preparar, com mais presença e coragem, para a chegada do Ensino Médio e, posteriormente, para a universidade.
Ao longo da vivência, os alunos se dividiram em grupos e participaram de diferentes propostas que convidavam ao diálogo e à reflexão. Houve conversas sinceras entre pares, atividades guiadas sobre autoestima, identidade e propósito, além de exercícios de escuta ativa que incentivaram o reconhecimento das próprias conquistas e das vulnerabilidades, gerando entrosamento e conexão entre os colegas.
A Humana Educação é uma consultoria especializada em desenvolvimento socioemocional que cria experiências formativas marcantes para estudantes, combinando metodologia, afeto e profundidade. Mais do que um fechamento de ciclo, o encontro marcou simbolicamente a transição para uma nova etapa da vida escolar. Entre trocas, aprendizados e momentos de introspecção, os alunos do 9º ano puderam olhar para o que viveram até aqui e abrir espaço, com maturidade e confiança, para os próximos passos.
- Por: Ruan Santos
- Por: Ruan Santos
- Por: Ruan Santos
- Por: Ruan Santos
- Por: Ruan Santos
- Por: Ruan Santos
- Por: Ruan Santos
- Por: Thainá Prado
- Por: Ruan Santos











