ENSINO MÉDIO

Curso sobre Educação Financeira no Colégio Miguel de Cervantes
Nos dias 14 e 16 de maio, 76 alunos participaram dos encontros de formação

Por: Tatiana Maria de Paula Silva | 17 de maio de 2018.

Com os objetivos de fornecer noções de planejamento de finanças pessoais, informar sobre a importância de poupar e formar patrimônio e mostrar as opções de investimentos disponíveis, entre elas o mercado de ações, os alunos do Ensino Médio receberam o economista e educador financeiro Giácomo Diniz para o curso de Finanças Pessoais – Máster, promovido pela B3 Educação.*

Durante os encontros, Giácomo explicou aos jovens sobre a manutenção da saúde financeira, sobre previdência e como planejar finanças pessoais. Ele também falou sobre administração de rendimentos, reserva financeira, consumo consciente e alternativas de investimentos. Ele também salientou a relevância do tema, que durante esta semana, de 14 a 19 de maio, está sendo discutido em todo o Brasil em razão da Semana Nacional de Educação Financeira de responsabilidade da ENEF – Estratégia Nacional de Educação Financeira do Banco Central**.

Para o professor de matemática do Ensino Médio, Miguel Folchetti, é muito importante que os alunos tenham contato com o tema. “Pesquisas conduzidas por instituições renomadas apontam a necessidade de se tratar de temas relacionados à Educação Financeira desde a educação básica, informando e esclarecendo os jovens para que eles possam analisar as opções existentes e serem críticos em relação às escolhas. Uma das maiores e mais abrangentes pesquisas de Educação Financeira (S&P Global Financial Literacy Survey, 2014) entrevistou cerca de 150 mil adultos em mais de 140 países e indicou que duas em cada três pessoas não possuem compreensão de conceitos de recursos financeiros básicos, como inflação, juros compostos e diversificação de riscos”, afirma Miguel.

*A B3 Educação foi criada em março de 2017 como fruto da combinação entre a BM&FBOVESPA e a Cetip, dando origem a uma companhia de infraestrutura de mercado financeiro de classe mundial e consolidando a atuação da BM&FBOVESPA na negociação e pós-negociação de produtos listados e da Cetip no registro e depósito de operações de balcão e de financiamento. O Instituto Educacional BM&FBOVESPA agora é B3 Educação.

 **A Semana Nacional de Educação Financeira é de responsabilidade da ENEF e visa promover a Educação Financeira. Segundo o próprio site: “A Estratégia Nacional de Educação Financeira – ENEF é uma mobilização multissetorial em torno da promoção de ações de educação financeira no Brasil. A estratégia foi instituída como política de Estado de caráter permanente, e suas características principais são a garantia de gratuidade das iniciativas que desenvolve ou apoia e sua imparcialidade comercial. O objetivo da ENEF, criada através do Decreto Federal 7.397/2010, é contribuir para o fortalecimento da cidadania ao fornecer e apoiar ações que ajudem a população a tomar decisões financeiras mais autônomas e conscientes”.