Institucional
Encontro com autores e ilustradores Catarina Sobral e Joan Negrescolor
Encontro promove reflexão sobre o papel da literatura infantil na educação e no desenvolvimento do pensamento crítico.
Por: Tatiana Fardo | 08 de outubro de 2025
No último dia 8 de outubro, o Colégio Miguel de Cervantes teve a honra de receber os renomados autores e ilustradores Catarina Sobral, de Portugal, e Joan Negrescolor, da Espanha, em um encontro especial com os docentes da Educação Infantil e dos primeiros anos do Ensino Fundamental.
A atividade, organizada pela equipe da Biblioteca do Colégio, proporcionou um espaço inspirador de diálogo sobre a literatura infantil e sua relevância na formação de cidadãos conscientes e críticos. Durante o encontro, Catarina Sobral apresentou sua obra Toi Toi Toi (Boitatá, 2023), enquanto Joan Negrescolor compartilhou reflexões sobre A Cidade dos Animais e O que são as classes sociais, destacando como a literatura pode abrir caminhos para o pensamento, a criatividade e a compreensão do mundo.
Os autores visitam o Brasil por ocasião da celebração dos 10 anos da Editora Boitatá, com o apoio da Acción Cultural España e do Instituto Ramon Llull, dentro de uma agenda que promove o diálogo entre arte, educação e cidadania.
Foi uma tarde de troca de ideias, aprendizagens e momentos encantadores, que permitiu aos docentes aproximarem-se de dois importantes nomes da literatura infantil contemporânea e renovarem a inspiração para sua prática educativa.
Joan Negrescolor nasceu em Barcelona, Espanha, em 1978. Autor premiado de livros ilustrados, também pinta murais de arte urbana, ilustra jogos e possui trabalhos publicados na imprensa. Pela Boitatá, publicou O que são as classes sociais? (2016), da coleção Livros para o Amanhã, e A cidade dos animais (2022), obra que recebeu, entre outros reconhecimentos, o prestigiado Prêmio Junceda de Melhor Livro Infantil de Ficção e o Grande Prêmio Junceda da Catalunha.
Catarina Sobral escreve, ilustra e realiza cinema de animação. Colabora regularmente como ilustradora na imprensa periódica, em discos e cartazes, e é autora e ilustradora de vinte e três livros infantis, já publicados em dezenas de idiomas. Participou de diversas exposições nacionais e internacionais, e seu trabalho foi premiado pela Feira do Livro Infantil de Bolonha, pelo Prêmio Nacional de Ilustração e pela Sociedade Portuguesa de Autores, além de ter sido reconhecido por publicações como o catálogo White Ravens e a revista 3×3. Pela Boitatá, publicou o livro Toi Toi Toi (2023).
- Foto: Marina Savioli
- Foto: Marina Savioli
- Foto: Marina Savioli
- Foto: Marina Savioli
- Foto: Marina Savioli
- Foto: Marina Savioli
- Foto: Marina Savioli
- Foto: Marina Savioli









