Encontro com Thaís Carrapatoso*
Em 26 de abril, alunos do 1º ano do Ensino Médio receberam professora da ESPM no auditório do Colégio Miguel de Cervantes

Por: Tatiana Maria de Paula Silva | 26 de abril de 2017.

Os alunos do projeto Laboratório de Mídia, ministrado pelo professor William Rosa, e do projeto CineCultS: cinema, cultura e sociedade, ministrado pela professora Maira de Cinque, receberam a professora Thaís Carrapatoso, professora de Produção Audiovisual nos cursos de Rádio e TV e de Telejornalismo da faculdade de Jornalismo da ESPM para um bate-papo sobre produção de vídeo.

A professora iniciou a palestra falando sobre sua trajetória profissional e experiência como produtora em TV e cinema, além de fazer uma explanação sobre a estrutura e cursos oferecidos na área de comunicação audiovisual na Escola Superior de Propaganda e Marketing, ESPM. Durante a palestra, Thaís destacou características importantes para os jovens que desejam seguir carreira nessas áreas, a saber, a curiosidade e a vontade de experimentar e de aprender. Ela apresentou aos alunos as principais etapas que envolvem a produção e direção de cinema e de programas de TV, bem como as atividades e profissionais envolvidos.

Para ela, é importante exercer diversas funções para conhecer e ter noção da dimensão de um produto audiovisual. “Eu era muito curiosa e me envolvia em tudo que podia quando fui estagiar em TV e, dessa forma, aprendi muita coisa. Quanto mais curiosos somos, mais conseguimos exercer várias funções e nos tornar profissionais mais completos, uma das maiores exigências do mercado profissional hoje em dia”, comenta Thaís.
A professora também ressaltou a importância da criatividade no uso de recursos tecnológicos disponíveis e de fácil acesso, como smartphones e câmeras não profissionais, que possibilitam a produção de conteúdos com qualidade. Ela deu várias dicas aos alunos sobre luz, som, imagens e acessórios para extrair o melhor desses equipamentos.

 

*Thaís Carrapatoso é graduada em Rádio e TV na faculdade FAAP, Fundação Armando Alvares Penteado e Jornalismo na FIAM, Faculdades Integradas Alcântara Machado. Possui pós-graduação em Formação Executiva em Cinema e TV pela Fundação Getúlio Vargas e mestrado em Comunicação Audiovisual pela Universidade Anhembi Morumbi. Além de lecionar nos cursos de Rádio TV e Jornalismo, é supervisora de produção do NIS (Núcleo de Imagem e Som) da ESPM. É sócia–diretora da produtora de conteúdo Ortman’s. Trabalhou na TV Cultura, Grupo Bandeirantes de Comunicação, TV Record e Globo News.