INSTITUCIONAL

11º Fórum de Patrimônio Jovem Mundial
De 26 de maio a 1º de junho, como representante do Brasil, o Colégio Miguel de Cervantes participou de fórum que teve como tema El patrimonio es el camino

Por: Tatiana Maria de Paula Silva | 3 de junho de 2019

Os alunos Antonio Fardo Neto e Manuela Franz da Rosa Carlos, do 1º ano do Ensino Médio do programa do Diploma I.B., acompanhados pela diretora-geral, Lourdes Ballesteros, participaram do Fórum de Patrimônio Jovem Mundial, que reuniu 32 alunos de 10 países diferentes.

O evento tem como objetivo fomentar na juventude as capacidades necessárias para identificar, assumir e desempenhar sua responsabilidade individual e social na conservação e difusão do patrimônio histórico. Além disso, promove a reflexão sobre a diversidade de legados, reconhecendo-os como base da identidade e motor do desenvolvimento de um país*.

Durante o Fórum, jovens de diferentes regiões do mundo (como China, Colômbia, Reino Unido, Marrocos, Guiné Equatorial, Bulgária, Paraguai e Uzbequistão, além das Comunidades Autônomas da Espanha) compartilharam conhecimento sobre o patrimônio mundial de seus países de origem, estabelecendo a comunicação em língua espanhola. Cada dupla falou um pouco sobre a história, folclore, gastronomia e artesanato que representam a identidade e a cultura de sua região.

O Fórum, inaugurado no Museu Arqueológico Nacional de Madrid, teve como sede principal a cidade de Santiago de Compostela, local onde se desenvolveu a maior parte das atividades. A programação contou com oficinas, visitas a lugares históricos e uma caminhada de 8 Km do caminho de Santiago, do quilômetro zero ao cabo de Finisterra.

Segundo a diretora Lourdes Ballesteros, o evento colabora para a cultura de paz mundial na medida em que promove a convivência e a amizade entre os jovens. Essa convivência valorizou e demonstrou a importância da língua espanhola, que foi o principal meio de comunicação e integração entre os participantes.

A inauguração do Fórum contou com a participação das autoridades espanholas Román Fernández-Baca Casares, diretor-geral de Belas Artes do Ministério de Cultura e Esporte; Andrés Carretero Pérez, diretor do Museu Arqueológico Nacional; Elisa de Cabo de la Vega, subdiretora-geral de Proteção do Patrimônio Histórico e Fernando Zapico Teijeiro, chefe de área de Relações Internacionais e Institucionais da Subdireção Geral de Cooperação Internacional e Promoção Exterior Educativa, MEFP. Já em Santiago, os estudantes foram recebidos no Museu das Peregrinações por autoridades galegas.

A Subdireção-Geral de Proteção do Patrimônio Histórico do Ministério de Educação e Cultura e Esporte da Espanha realiza diferentes atividades e ações relacionadas a temas de educação patrimonial dirigidas a população jovem e tem o apoio do Centro Patrimônio Mundial da UNESCO – Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura.

*Adaptado da fonte: https://www.educastur.es/-/11-foro-juvenil-del-patrimonio-mundial (Em 30/05/2019, às 9h52min).