EDUCAÇÃO INFANTIL

Educação Infantil na Toca da Raposa

Saída pedagógica proporciona atividades com personagens da literatura infantil brasileira

Por: Viviane Escorcio Pupe de Moraes | 29 de agosto de 2018.

Dando continuidade às atividades referentes ao folclore brasileiro, os alunos do Infantil I visitaram, no dia 23 de agosto, a Toca da Raposa.

Em uma área de 100 mil metros quadrados, rodeada pela Mata Atlântica e localizada na região de Juquitiba, em São Paulo, a Toca da Raposa é uma reserva ambiental que abriga um criadouro conservacionista de animais silvestres. No mês de agosto, a programação é dedicada ao folclore, com referências às lendas da cultura popular e aos personagens de Monteiro Lobato.

Os alunos foram recepcionados com um gostoso café da manhã antes de iniciarem as brincadeiras no sítio com os personagens e as atividades sobre os animais silvestres.

A convite do Tio Barnabé, os pequenos conheceram sua casa de pau a pique e ouviram um pouco de seus “causos”. Durante o bate-papo, as crianças apontaram algumas diferenças entre as casas do campo e da cidade.

Na sequência, Emília, a boneca de pano falante, convidou todos para conhecerem e brincarem no parque com escorregadores, cama de gato, pescaria, tirolesa etc. Para a aluna Bianca Santiago Ortolani, do Infantil I B, a tirolesa foi o brinquedo preferido do parque. “Eu adorei brincar na tirolesa, quero ir de novo e de novo”, comentou Bianca sorrindo.

Tia Nastácia chegou, com seus deliciosos bolinhos de chuva, e alegrou a todos. Recuperadas as energias após o parque, e na companhia de Emília, os alunos foram à procura do Saci, da Iara, da Mula sem Cabeça e da temida Cuca.

Para a professora Maria Isabel Almeida Prado Assumpção, do Infantil I A, a saída pedagógica teve como objetivo principal proporcionar aos alunos uma vivência com as lendas: “Eles já conheciam as histórias, pois trabalhamos o folclore durante todo mês de agosto em sala de aula. Na volta do passeio, vamos resgatar o conteúdo assimilado para a produção de um texto coletivo, produzido oralmente pelos alunos, como encerramento desse projeto” explicou Maria Isabel.

Após o almoço, uma visita à área dos animais silvestres, despertou interesse e curiosidade, foi possível observar raposas, tucanos, tartarugas e diversas espécies de macacos. Ao final, os alunos assistiram à apresentação teatral sobre a lenda do Boi Bumbá e foram convidados para participarem da dança de roda junto ao Boi Dançarino.