ENSINO FUNDAMENTAL ANOS INICIAIS
Visita à Pinacoteca de São Paulo
Turmas do 3º ano do Fundamental visitam o acervo do museu mais antigo da cidade
Por: Ruan Santos | 28 de dezembro de 2025
No dia 27 de novembro, os alunos do 3º ano do Ensino Fundamental Anos Iniciais realizaram uma saída pedagógica que uniu arte, história e patrimônio cultural. O destino principal foi a Pinacoteca do Estado de São Paulo, mas o aprendizado começou ainda no trajeto, quando monitores da Taruga Turismo Pedagógico e professores da turma conduziram um percurso orientado pelos pontos históricos do centro da cidade.
Durante o caminho, as crianças observaram de dentro do ônibus locais emblemáticos da capital, como o Parque da Luz, a Estação da Luz, o Pátio do Colégio, o Mercado Municipal e as diversas construções históricas dos arredores, entre elas o Edifício Mackenzie (atual Shopping Light). Esse olhar atento para a paisagem urbana ajudou as turmas a compreender como São Paulo cresceu e preserva parte de sua memória em seus prédios, praças e marcos culturais.
Ao chegar à Pinacoteca, os estudantes adentraram em um ambiente que respira a história da arte brasileira. Considerada um dos museus mais importantes do país, a Pinacoteca abriga uma vasta coleção que reúne obras desde o século XIX até produções contemporâneas, de modo que dialoga com diferentes expressões e culturas do mundo.
Durante a visita, os alunos puderam conhecer as principais exposições em cartaz e parte do acervo permanente, que inclui trabalhos de nomes expoentes da arte brasileira, como Anita Malfatti, Tarsila do Amaral, Lygia Clark, Almeida Júnior, Pedro Alexandrino, Candido Portinari e Oscar Pereira da Silva. As crianças observaram pinturas, esculturas e instalações que enriqueceram o repertório estético e despertaram novas interpretações sobre as formas de expressão artística.
Fundada em 1905, a Pinacoteca é o museu de arte mais antigo da cidade e mantém um importante papel na preservação e difusão da produção artística nacional. Além de suas exposições, o museu promove projetos públicos multidisciplinares e mantém um programa educativo reconhecido por suas ações de inclusão e mediação cultural.
A experiência permitiu que os alunos se aproximassem da arte de forma significativa, descobrindo novos artistas, estilos e movimentos, ao mesmo tempo em que aprenderam mais sobre a história e o patrimônio cultural de São Paulo.
- Por: Ruan Santos
- Por: Ruan Santos
- Por: Ruan Santos
- Por: Ruan Santos
- Por: Ruan Santos
- Por: Ruan Santos
- Por: Ruan Santos
- Por: Ruan Santos
- Por: Ruan Santos
- Por: Ruan Santos
- Por: Ruan Santos
- Por: Ruan Santos
- Por: Ruan Santos
- Por: Ruan Santos
- Por: Ruan Santos

















