Procedimento para alunos e colaboradores que apresentam sintomas na escola

Seguindo o protocolo médico desenvolvido pelo Hospital Albert Einstein, a equipe de enfermagem avaliará os sintomas apresentados pelo aluno. Caso esses sintomas sejam compatíveis com os da COVID-19, o aluno não poderá retornar à sala de aula.

A equipe de enfermagem entrará em contato com a família e a orientará em relação aos procedimentos adequados, como a busca por atendimento médico e a importância de realizar o teste de RT-PCR, que confirma ou descarta a presença do vírus.

Desde a última atualização, realizada em abril de 2021, apenas os exames RT-PCR Swab Nasal e de orofaringe e RT-PCR Salivar ou Painel Viral para Vírus Respiratórios, que também contém o exame RT-PCR para COVID-19, são aceitos.

Importante: ressaltamos que o teste RT Lamp e testes de antígeno não são aceitos.

Recomendamos que os testes sejam realizados entre o 3º e o 7º dia após o aparecimento dos primeiros sintomas, uma vez que, fora desse período, existe a probabilidade de um falso negativo.

Se o resultado do exame for positivo ou se a família optar por não fazer o exame de detecção do vírus, o aluno permanecerá afastado das atividades presenciais por 10 dias**, contados a partir do início dos sintomas. O retorno presencial ao Colégio ocorrerá após o período de isolamento de 10 dias desde que o aluno esteja assintomático nas últimas 24 horas, sem uso de medicação.

Se o resultado do exame for negativo, o aluno poderá retornar às atividades presenciais desde que o aluno esteja assintomático nas últimas 24 horas, sem uso de medicação.

Bolhas – Afastamento

Caso suspeito de COVID-19: A bolha a que o aluno pertence será afastada pelo período de 10 dias**, contados a partir do último contato com o aluno sintomático, ou até a família enviar o resultado negativo* do teste da COVID-19, desde que haja a liberação da Central de Monitoramento e os alunos permaneçam assintomáticos.

Caso confirmado de COVID-19: A bolha a que o aluno pertence será afastada pelo período de 10 dias**, contados a partir do último contato com o aluno infectado.

Não realização do teste de COVID-19: A bolha a que o aluno pertence será afastada pelo período de 10 dias**, contados a partir do último contato com o aluno sintomático.

*Caso a família envie o resultado negativo do PCR do aluno sintomático antes das 18h, analisaremos o retorno da bolha para o dia seguinte. Os resultados enviados após esse horário serão analisados no dia seguinte.

**A partir de abril de 2021, a equipe de assessoria do Hospital Albert Einstein atualizou o protocolo de período de afastamento dos alunos com sintomas e da bolha, reduzindo-o de 14 para 10 dias.

Comunicação

A Central de Monitoramento enviará, por e-mail, as orientações necessárias aos alunos sintomáticos e àqueles que tiveram contato com o mesmo (caso suspeito de Covid-19).

As informações relativas à suspensão momentânea das atividades presenciais serão comunicadas a todas as famílias da bolha por meio do aplicativo do Colégio e do e-mail.

Reforçamos que não é permitida a divulgação do nome do aluno ou colaborador com sintomas ou se o mesmo realizou ou não o teste para COVID-19.

Procedimento para alunos e colaboradores que apresentaram sintomas
fora da escola – checklist ou e-mail

Seguindo o protocolo médico desenvolvido pelo Hospital Albert Einstein, a equipe de enfermagem entrará em contato telefônico com a família para averiguar os sintomas comunicados na checklist ou e-mail.

Caso esses sintomas sejam compatíveis com os da COVID-19, o aluno não poderá ir presencialmente ao Colégio.

A equipe de enfermagem entrará em contato com a família e a orientará em relação aos procedimentos adequados, como a busca por atendimento médico e a importância de realizar o teste de PCR, que confirma ou descarta a presença do vírus.

Desde a última atualização, realizada em abril de 2021, apenas os exames RT-PCR Swab Nasal e de orofaringe e RT-PCR Salivar ou Painel Viral para Vírus Respiratórios, que também contém o exame RT-PCR para COVID-19 são aceitos.

Importante: ressaltamos que o teste RT Lamp e testes de antígeno não são aceitos.

Recomendamos que os testes sejam realizados entre o 3º e o 7º dia após o aparecimento dos primeiros sintomas, uma vez que, fora desse período, existe a probabilidade de um falso negativo.

Se o resultado do exame for positivo ou se a família optar por não fazer o exame de detecção do vírus, o aluno permanecerá afastado das atividades presenciais por 10 dias**, contados a partir do início dos sintomas. O retorno presencial ao Colégio ocorrerá após o período de isolamento de 10 dias desde que o aluno esteja assintomático nas últimas 24 horas, sem uso de medicação.

Se o resultado do exame for negativo, o aluno poderá retornar às atividades presenciais desde que o aluno esteja assintomático nas últimas 24 horas, sem uso de medicação.

Bolhas – Afastamento

Caso o aluno suspeito sintomático tenha comparecido à aula presencial, no período de 48 horas antes do início de seus sintomas, a bolha a qual o aluno pertence será afastada preventivamente pelo período de 10 dias**.

Cumprindo-se essa janela, podemos ter:

Aluno suspeito com resultado confirmado de COVID-19: A bolha a qual o aluno pertence será afastada pelo período de 10 dias**, contados a partir do último contato com o aluno infectado. Os alunos poderão retornar as atividades presenciais após o cumprimento da quarentena e se permanecerem assintomáticos.

Aluno suspeito com resultado negativo do teste de COVID-19: Os alunos poderão retornar as atividades presenciais, desde que haja a liberação da Central de Monitoramento.

Aluno suspeito não realizou o teste de COVID-19: Consideraremos o aluno suspeito como positivo e a bolha a qual o aluno pertence será afastada pelo período de 10 dias**, contados a partir do último contato com o aluno sintomático.

*Caso a família envie o resultado negativo do PCR do aluno sintomático antes das 18h, analisaremos o retorno da bolha para o dia seguinte. Os resultados enviados após esse horário serão analisados no dia seguinte.

**A partir de abril de 2021, a equipe de assessoria do Hospital Albert Einstein atualizou o protocolo de período de afastamento dos alunos com sintomas e da bolha, reduzindo-o de 14 para 10 dias.

Comunicação

A Central de Monitoramento enviará as orientações necessárias aos alunos e pessoas com contato próximo ao aluno por e-mail. Da mesma forma, comunicará à bolha as informações relativas à suspensão da atividade presencial.

Reforçamos que não é permitida a divulgação do nome do aluno ou colaborador com sintomas ou se o mesmo realizou ou não o teste para COVID-19.

Procedimento para alunos ou colaboradores que têm contato próximo com
pessoa confirmada ou com sintomas da COVID-19

Seguindo o protocolo médico desenvolvido pelo Hospital Albert Einstein, a equipe de enfermagem entrará em contato telefônico com a família para averiguar os dados comunicados na checklist ou e-mail e a orientará em relação aos procedimentos adequados.

Caso suspeito de COVID-19: O aluno será afastado pelo período de 10 dias, contados a partir do último contato com a pessoa suspeita sintomática, ou até que seja enviado o resultado negativo* e o caso seja descartado pela central de monitoramento.

Caso confirmado de COVID-19: O aluno será afastado pelo período de 10 dias**, contados a partir do último contato com a pessoa infectada.

Não realização do teste de COVID-19: O aluno será afastado pelo período de 10 dias**, contados a partir do último contato com a pessoa sintomática.

Para esses casos, não haverá impacto na bolha do aluno.

*Caso seja enviado o resultado negativo do PCR antes das 18h, analisaremos o retorno do aluno com contato para o dia seguinte. Os resultados enviados após esse horário serão analisados no dia seguinte.

**A partir de abril de 2021, a equipe de assessoria do Hospital Albert Einstein atualizou o protocolo de período de afastamento dos alunos com sintomas e da bolha, reduzindo-o de 14 para 10 dias.