ENSINO MÉDIO

Projeto Deixando Marcas
Durante o mês de novembro, os alunos do 3º ano do Ensino Médio participaram de diversas atividades de encerramento do curso

Por: Tatiana Maria de Paul Silva | 14 de dezembro de 2018.

O Projeto Deixando Marcas, dos alunos do 3º ano, faz parte dos trabalhos de tutoria e marca o encerramento da etapa de escolarização no Colégio. Durante o mês de novembro, a orientação pedagógica e os professores tutores preparam encontros repletos de emoção, risos e choros, próprios ao sentimento de quem vive no Cervantes grande parte das horas do seu dia e aqui constrói, com professores, funcionários e amigos, uma história para levar para toda a vida.

Durante o projeto, a criatividade e a alegria se apresentam na Semana da Fantasia, na qual, a cada dia, um tema diferente diverte e proporciona interação com os demais colegas do Colégio. Em uma manhã, eles visitaram as aulas da Educação Infantil e do Ensino Fundamental, passando momentos com os alunos e, como em um rito de passagem, rememorando e compartilhando suas experiências.

O resgate da memória dos anos anteriores está presente em cada uma das atividades. Na tradicional Noite da Pizza, os alunos abrem as cartas que escreveram para eles mesmos no 1º ano do Ensino Médio. Nas aulas de tutoria, eles produziram, no início do curso, um registro sobre suas expectativas e em relação a como esperavam se encontrar no final do 3º ano. A leitura da carta é um momento emocionante para eles, que, na sequência, trocam mensagens de despedida em seus cadernos de recordação.

As atividades programadas pela orientação incluem um churrasco de confraternização, além de um jogo de futebol entre alunos e professores.  Na última semana, os formandos se reúnem para, assim como em outros anos, deixarem suas marcas no muro do campo do Colégio. A atividade consiste na intervenção com uma obra produzida nas aulas de arte, na qual eles expressam sua vivência no Colégio e suas expectativas para o futuro.