Ensino Fundamental II promove Oficina de Aprendizagem
Projeto de oficina contribui para desenvolvimento de habilidades relacionadas à aprendizagem
Por: Tatiana Maria de Paula Silva | 31 de março de 2014.
Descobrir um garfo na mochila, carregar quatro dicionários, encontrar o controle remoto da Tv no bolso da mochila, não usar estojo ou agenda; o que tudo isso tem a ver com aprendizagem?
Parece que não, mas o módulo da Oficina de aprendizagem sobre organização prova, aos alunos, que manter o material organizado e condensar as informações importantes em um único lugar pode propiciar a tranquilidade necessária para estudar e aprender.
O Colégio Miguel de Cervantes, sempre atento às demandas de seus alunos, iniciou, em março, o projeto: Oficinas de Aprendizagem, que oferece aos alunos de 6º a 9º anos oficinas com o objetivo de contribuir para o desenvolvimento de práticas que auxiliam na aprendizagem, como organização e estratégias para o estudo.
As oficinas foram delineadas para um número reduzido de participantes, o que propicia o atendimento individualizado e respeita as características dos estudantes. Cada módulo pode variar de 5 a 6 encontros semanais de 50 minutos.
O primeiro módulo propõe cinco encontros sobre o tema: organização. “Consideramos que a organização é o início de tudo; queríamos abranger desde a organização do material até a do pensamento, porque o tema permite uma rede de possibilidades. Sabemos que não há fórmulas prontas, certo ou errado. O que desejamos é que os alunos descubram maneiras de se organizarem para a escola e para vida de acordo com suas peculiaridades e de forma autônoma,” explica a orientadora do 3º ciclo do Ensino Fundamental II, Vivian Cristianini.
Em uma das atividades propostas, os alunos tiveram de, sem olhar, listar os objetos que carregavam na mochila. O objetivo do exercício era fazê-los refletir sobre o que é necessário ter e o que é material excedente. “Queríamos estimulá-los a concluírem a importância de manter a mochila organizada e fazê-los perceber que ela é um item importante para o estudante e pode tanto contribuir como atrapalhar, dependendo da forma como for utilizada,” afirma a profª. Ana Maria Premero, que ministra as oficinas para os alunos de 7º ano.
Em outro encontro, os alunos refletiram sobra a organização do tempo para realizar as tarefas: “conversei com eles sobre como dividirmos as tarefas importantes administrando o tempo para que sejam realizadas e não se transformem em tarefas urgentes, e que é possível fazer isso planejando as atividades e cumprindo as etapas necessárias dia a dia sem deixar que elas se acumulem”, comentou a prof. Amália, que desenvolve a oficina com os 8º e 9º anos.
Para a professora Renara Raimundo Toscani di Primio, utilizar recursos audiovisuais com os alunos de 6º ano estimula bastante o processo. Adaptando a proposta do site www.educarparacrescer.abril.com.br, os alunos puderam, com o auxílio do jogo “Dicas para ajudar seu filho na hora da lição”, discutir sobre o ambiente propício para o estudo. “eu acredito que manter o ambiente organizado, tem relação com manter o pensamento organizado” conclui o aluno Luiz Felipe Guerra Attie.
O trabalho envolvente a que as professoras se dedicam é lúdico e atrativo. “Trabalhar com um número pequeno de alunos com características semelhantes permite aproveitar o momento para desfrutar da companhia deles, trocar experiências e fazê-los refletir sobre os objetivos de cada proposta. Acreditamos que esse trabalho, em longo prazo, contribuirá para a vida escolar e pessoal de nossos alunos”, afirma Marisol Saucedo Lage, psicopedagoga educacional.
Fotos: Tatiana Maria de Paula Silva
Oficina de Aprendizagem:
Turma |
Professora |
Dia / Horário |
Local |
6º ano | Prof. Renara Raimundo T. di Primio | 5ª feira 7h10 às 7h50 | Sala de artes |
7º ano | Prof. Ana Maria Rodrigues Premero | 3ª feira 7h10 às 7h50 | Sala de artes |
8º ano | Prof. Amália Luisa S. Cunha Freire | 2ª feira 7h10 às 7h50 | Sala de Música |
9º ano | Prof. Amália Luisa S. Cunha Freire | 3ª feira 7h10 às 7h50 | Biblioteca |
Coordenação:
Vivian Cristianini – Orientadora do Ensino Fundamental 3º ciclo
Ana Maria Crispim Miguel – Psicopedagoga Educacional
Marisol Patrícia S. Revollo Lage – Psicopedagoga Educacional
Bartira Rachel R. G. Rebello – Psicóloga Educacional