Condições Gerais
EXTRACURRICULARES
Cursos Extras 2024
Períodos
- 1º semestre:
- Do 1º ano do Ensino Fundamental ao Ensino Médio: início das aulas dia 5/2
- Infantil: início das aulas dia 15/2
- Último dia do 1º semestre para todos: 26/6
2º semestre:
- Início do 2º semestre: 31/7 (A matrícula dos cursos extras é anual; alunos já matriculados no 1º semestre permanecem matriculados no 2º semestre).
- Fin del 2º semestre:
- Ensino Fundamental 2 e Médio: 29/11
- Infantil e Fundamental 1: 6/12
Preços e formas de pagamento
O valor dos cursos está informado na grade dos cursos extras que pode ser consultada no arquivo anexo e na nossa página na Internet e refere-se à anuidade dividida em 9 parcelas mensais (de fevereiro a junho e de agosto a novembro).
A anuidade dos cursos extras foi reajustada tendo como parâmetro o índice aplicado à anuidade escolar. As parcelas mensais serão cobradas ao final do mês cursado juntamente com a mensalidade escolar.
Inscrições 2024
A partir das 0h00 do dia 13 de dezembro de 2023
- Para alunos do colégio exclusivamente através do Portal da família:
-
- Após o recesso escolar, será enviada uma confirmação da matrícula e informações adicionais sobre o funcionamento dos cursos.
- Caso não receba essa confirmação de matrícula até 24/1, entre em contato por e-mail (dace@cmc.com.br) ou pelo telefone 3779-1828/1833 (Thainá).
- Quando as vagas do curso desejado estiverem esgotadas: consulte periodicamente o portal, pois novas vagas podem surgir em função de eventuais cancelamentos;
- Para cursos para adultos e natação para bebês, a inscrição deverá ser realizada pelo site do colégio:
https://www.cmc.com.br/cursos-extras-inscricoes/
Importante
Quórum mínimo: as aulas dos cursos extras somente terão início após terem atingido o quórum mínimo estipulado[1] até o dia 24/1. Após essa data, o início das aulas estará condicionado ao atingimento do número mínimo de inscrições. Os cursos que não atingirem o quórum até o final de fevereiro serão cancelados definitivamente.
Participação e inscrições ao longo do ano
Só poderão assistir às aulas os alunos inscritos e cujos nomes, por conseguinte, estiverem na lista de presença.
Novas inscrições devem ser realizadas pelo Portal da Família, preferencialmente até a última semana do mês anterior ao do início das atividades ou até o dia 15 do mês em curso.
Após a inscrição, será enviada uma confirmação de matrícula por e-mail, observando os seguintes critérios:
- Para inscrições recebidas na 1ª quinzena do mês (exceto em dezembro, janeiro e julho), as confirmações serão enviadas em até um dia útil e o aluno poderá frequentar as aulas imediatamente após o recebimento da confirmação de matrícula.
- Para inscrições recebidas na 2ª quinzena dos meses em que há cursos extras, as confirmações serão enviadas na semana anterior à do inicio do próximo mês e o aluno deve aguardar o inicio do mês para frequentar as aulas.
Caso não receba a confirmação de matrícula, solicitamos entrar em contato por e-mail (dace@cmc.com.br) ou pelo telefone 3779-1828/1833 (Thainá).
Cancelamentos
Todo cancelamento deve ser feito pelo Portal da Família até a 1ª quinzena de cada mês. Após esse período, só será efetuado no mês seguinte. O não comparecimento às aulas não exclui a cobrança.
Aulas experimentais
Considerando que os prazos para inscrições e cancelamentos em cursos extras permitem aos alunos cursarem uma ou duas aulas no início do mês e fazerem o cancelamento sem gerar cobranças, não haverá aulas experimentais.
Almoço às quartas e sextas-feiras (para alunos do Ensino Fundamental ao Médio)
A escolha de algum dos cursos oferecidos às quartas e sextas-feiras implica, também, a inscrição automática para fazer uso do refeitório no horário do almoço nesses dias.
O período de almoço é acompanhado e supervisionado por professores e estagiários de Educação Física para alunos até o 5º ano do Ensino Fundamental.
- alunos da Educação Infantil ao 3º ano do Ensino Fundamental que desejem participar de cursos cujo horário de início seja às 14h30, às 4as ou 6as feiras, devem matricular-se também em alguma modalidade oferecida no horário das 13h30 às 14h30.
- Por questões de organização interna, os alunos que eventualmente não puderem ficar para suas atividades às quartas ou sextas-feiras, deverão sair junto com os demais ao final do horário curricular (12h35), e:
- Saídas antecipadas serão liberadas apenas após o início da 1ª atividade extra: o responsável pelo aluno deverá solicitar a saída pelo APP (até 1 hora antes do término do horário curricular), informando o horário da saída e quem virá retirar o aluno.
Para os alunos do 6º ano em diante o almoço no refeitório é opcional e cobrado de acordo com a utilização.
Comunicados sobre cursos extras entre a família e a escola
Deverão ser feitos pelo aplicativo do colégio até 1 hora antes do término do horário curricular. A mensagem deve conter o nome completo do aluno e o curso em que está matriculado. Dessa forma, garante-se que os recados sejam encaminhados e as providências solicitadas sejam tomadas.
Direitos e deveres e normas de convivência
Por tratar-se de atividade acadêmica, o regulamento de conduta do Colégio vigorará normalmente durante os cursos extras.
Atrasos
A participação em aulas extracurriculares quando o aluno não tenha comparecido às aulas do período curricular estará sujeita à apresentação de um documento que justifique o atraso (atestado médico, comunicado prévio ou justificativa posterior dos responsáveis na agenda).
Material
O aluno deve trazer consigo o material necessário para o seu curso extra. Em caráter excepcional, há uma tolerância de três ocorrências ao ano para a entrega de materiais durante o período das aulas. Isto deve ocorrer, assim como no que se refere aos comunicados, até 1h antes do término do horário curricular, garantindo assim que o material seja entregue ao aluno a tempo de se preparar corretamente para o curso extra.
Todos os pertences dos alunos devem identificados com o nome completo.
Lanche
O Colégio não fornece lanche no período dos cursos extras*. Portanto, recomendamos que os alunos tragam um lanche rápido e que possa ser mantido na mochila. A entrega posterior de lanches obedecerá a mesma regra de entrega de material.
* Exceto para os alunos da Educação Infantil que permanecem no colégio às 4ª e 6ª feiras à tarde para duas ou mais atividades.
Participação dos pais
Assim como no período curricular, não é permitida a presença dos pais no recinto das aulas. Em caso de necessidade de conversar com o professor de determinado curso, deve-se enviar uma solicitação por APP ou e-mail ao DACE, que a encaminhará ao destinatário.
Saída dos cursos extras
área de embarque e desembarque do estacionamento coberto.
Departamento de Atividades Complementares e Extracurriculares
dace@cmc.com.br
(11) 3779.1828/1833