Cervantes Solidário

Quem somos:

Alexandra Onias
Educadora, graduada em Magistério com especialização na Educação Infantil, licenciada em Pedagogia pela Universidade São Marcos. Concluiu o curso de extensão universitária Pedagogia por Projetos de Trabalho no Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo.
Atriz, realizou o curso de formação de ator no Centro Cultural Saavedra, Buenos Aires, e no Teatro Pirandello, em São Paulo. Contadora de histórias e cocriadora da Cia. Leque de Histórias.
Trabalhou como professora na Educação Infantil e Ensino Fundamental I, em escolas da rede privada de ensino, e também ministrou aulas de Espanhol na Instituição Senac.
Atuante no grupo Musicantes durante dez anos, com a coordenação do musicólogo Carlos Kater. Elaborou e atuou em apresentações sobre a cultura popular brasileira em escolas, hospitais, instituições, SESCs, parques, praças públicas, brinquedotecas e bibliotecas municipais.
Atualmente trabalha como professora de reforço escolar (Oficina de linguagem) e arte-educadora no Projeto Social Cervantes Solidário, do Colégio Miguel de Cervantes. Ela atua também no curso extra do Colégio Miguel de Cervantes, o Quixotes Solidários.
Leky ama viajar e contemplar a natureza.

Dê Portela

Dê Portela é músico multi-instrumentista autodidata, especializado em pífanos e percussão. Trabalha na área da musicalização infantil há 19 anos. No projeto Cervantes Solidário, desde 2010, atua em parcerias com hospitais infantis, escolas públicas e CCAs.
A longa experiência na área do ensino de música fez com que se especializasse na difusão da música e da cultura popular brasileira na educação de crianças e adolescentes. No CCA São Mateus, criou um grupo de percussão inspirado na influência do Samba de Coco, do Maracatu e de outros ritmos tradicionais brasileiros. Em seus cursos e oficinas, também ensina como construir instrumentos musicais reutilizando materiais recicláveis. Elaborou e atuou em apresentações sobre a cultura popular brasileira em escolas, hospitais, instituições, SESCs, parques, praças públicas, brinquedotecas e bibliotecas municipais.
Além da musicalização para as crianças menores, se dedica ao ensino de violão e de flauta. Na educação infantil e na Casa da Paz, se dedica a introduzir os alunos e educadores ao universo musical.
Portela atua também como produtor e diretor artístico, desenvolve trilhas sonoras para danças, curtas-metragens e audiobooks. Tem preferência pela musicalização de contações de história da literatura brasileira e seus folclores. Participou do projeto Ateliê Livre, oriundo da Lei Aldir Blanc, com a performance Paisagem Sonora. Atualmente tem estudado sobre a união da música, das formas, cores e movimentos e da sustentabilidade para o aprendizado e musicalização de crianças com deficiências. Seu prazer está em manter a busca ativa por novas possibilidades e sonoridades, pesquisando esses elementos em acervos musicais de povos e culturas que influenciam o patrimônio musical brasileiro.

Henrique de Paula Oliveira Silva

Foi aluno do Cervantes Solidário quando estudava na EMEF Alípio Correa Neto. Também participou do Programa Jovem Aprendiz no Colégio Miguel de Cervantes. Trabalhou como assistente do professor Jonatas e hoje compõe o time de professores do Programa Cervantes Solidário.
Possui licenciatura e bacharelado em Educação Física e pós-graduação em Psicomotricidade. Fez cursos de capacitação em Minibasquete, na Meder Rosário, de Treinador de basquete feminino, na FIBA/CBB, de Esporte, competição e desenvolvimento humano, no CEPEUSP, de Atletismo, na escola da Confederação Brasileira de Atletismo, e de Esporte Educacional, no Instituto Esporte e Educação.
Trabalhou ainda como voluntário no programa Jogadeira, ação idealizada pelo Instituto Esporte e Educação em parceria com a Nescau (Nestlé). Também atuou no evento nacional Esporte na Rua, organizado pela Rede Esporte pela Mudança Social (REMS), parceira da Nike e do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD). Henrique é apaixonado por basquete e também gosta de games virtuais.

Jonatas Cerqueira
Possui bacharelado e licenciatura em Educação Física e graduação em Pedagogia. Fez especialização em Pedagogia do Esporte Educacional e também em Psicomotricidade. Atualmente é pós-graduando em Administração e Gestão em Projetos Sociais.
É professor capacitado pelo Programa NBA Basketball School e participante do NBA Coaching Clinic.
Realizou a capacitação da Confederação Brasileira de Tênis no módulo escolar, fez o curso Runner School, Psicomotricidade e Desenvolvimento Humano e ainda tem formação em Educação a Distância 4.0 e Princípios Pedagógicos.
Foi palestrante da 4° Maratona de Sistematização de Práticas em Esporte e Desenvolvimento Humano, realizada no CEPEUSP.
É apaixonado por esportes e música e gosta de tocar contrabaixo.