CONCURSO “COLEGIO DEL AÑO EN ESPAÑOL” 2020
A Consejería de Educación da Embaixada da Espanha no Brasil, em colaboração com o Colégio Miguel de Cervantes de São Paulo, convoca para a 2ª edição do Concurso Colegio del año en español.

Poderão participar todas as unidades escolares públicas e privadas do Brasil que ministrem educação básica regular e incluam o ensino de Espanhol dentro de seu currículo, exceto os colégios ganhadores em 2019.

 As unidades escolares participantes deverão ministrar ao menos uma das seguintes etapas de ensino:
– Ensino Fundamental II
– Ensino Médio

OBJETIVO
O principal objetivo é reconhecer e premiar o trabalho dos colégios e professores brasileiros que contribuam para o incremento do prestígio e qualidade do ensino de Espanhol no Brasil.

O colégios premiados formarão uma rede de colégios de excelência, coordenada pela Consejería de Educación de la Embajada de España e pelo Colégio Miguel de Cervantes, cujo início das atividades está previsto para 2021. Os colégios ganhadores de todas as edições do concurso formarão a rede mencionada. O objetivo principal da mesma será o desenvolvimento de projetos conjuntos que constituam uma referência no ensino do Espanhol no Brasil.

CATEGORIAS DE PARTICIPAÇÃO
Os colégios poderão participar em apenas uma das categorias:

Categoria 1. Ensino Fundamental II

 Categoria 2. Ensino Médio

APRESENTAÇÃO DE CANDIDATURAS
A apresentação de candidaturas será realizada de forma eletrônica, por meio do formulário disponível no seguinte link: colegio del año en español

Os colégios deverão apresentar um projeto com toda a informação relevante sobre o programa de Espanhol do centro, seguindo as pautas do documento Guia 1. Apresentação do projeto, disponível na página web da Consejería de Educación e do Colégio Miguel de Cervantes:
consejería de educación

www.cmc.com.br

CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO
A avaliação dos projetos levará em conta a adequação às bases, a qualidade e a criatividade da proposta. Também se deve levar em conta a correção e adequação linguística do projeto, que estará escrito em espanhol.

Os critérios de avaliação estão detalhados no documento Guia 2. Normas e critérios de avaliação dos portfólios . Elaboração do projeto e critérios de avaliação, também disponível na página web da Consejería de Educación.

CALENDÁRIO E PROCEDIMENTO DE SELEÇÃO
O prazo de apresentação das solicitações é de 28/08/2020 até 14/10/2020.

A avaliação dos colégios se realizará em duas fases:

Primeira fase. A Comissão de Avaliação, formada por expertos da Consejería de Educación de la Embajada de España e do Colégio Miguel de Cervantes, avaliará os projetos apresentados e selecionará os finalistas de cada categoria.

Data aproximada da publicação da lista de finalistas: 30/10/2020

Segunda fase. A Comissão de Avaliação realizará uma entrevista com os colégios finalistas, que poderá ser presencial (incluindo visita às instalações) ou por videoconferência. Na entrevista serão aprofundados os aspectos mais destacados que tiverem sido indicados no projeto e se convocará representantes da comunidade acadêmica do centro, como direção, professorado, alunos, família, entre outros.

Realizadas as entrevistas, serão selecionados os três colégios ganhadores em cada categoria.

Data aproximada da publicação dos centros ganhadores: 30/11/2020

PRÊMIOS
Em cada uma das duas categorias estabelecidas haverá três colégios ganhadores, classificados em primeiro, segundo e terceiro lugares, existindo prêmios comuns para todos os ganhadores e prêmios específicos. Também haverá prêmios para todos os colégios participantes do concurso.

1.Prêmios para os três colégios ganhadores de cada categoria:

Uma placa para colocar em suas instalações com o seguinte texto: Colegio del año en español 2020. A placa levará o logotipo das entidades organizadoras.

Estância formativa de quatro dias de duração no Colégio Miguel de Cervantes de São Paulo, que cobrirá os gastos de viagem, alojamento e manutenção para um professor/gestor de cada colégio premiado. O objetivo dessa experiência é conhecer a metodologia e boas práticas no projeto de bilinguismo espanhol-português e no ensino desse colégio, que pertence à rede exterior de centros educativos espanhóis.

-4 licenças SIELE Global para cada um dos centros ganhadores.

-1 licença AVE Global para cada centro, cedidas pelo Instituto Cervantes.

Recursos e materiais didáticos cedidos por diferentes editoras:

• Edelsa-Anaya: acesso à Sala de Aula Virtual Edelsa, lotes de livros e curso/seminário para professores ministrado pela equipe pedagógica da Edelsa-Anaya.
• Edinumen: acesso à videoteca, Guadalingo y Hablamos, recursos didáticos e um curso/seminário para professores ministrado pela equipe pedagógica da Edinumen.
• Difusión: acesso ao Campus Difusión, lotes de livros e um curso/seminário para professores ministrado pela equipe pedagógica da Editorial Difusión.
• Librería Española e Hispanoamericana de São Paulo: livros de metodologia e leitura em espanhol.

2. Prêmios para os colégios classificados em primeiro lugar em cada categoria:

-Uma bolsa para a realização de um curso presencial de formação, de duas semanas de duração, na Fundación de la Lengua Española, que se celebrará em Valladolid, no ano de 2021. A bolsa para o curso presencial inclui os gastos de viagem do Brasil até Valladolid, matrícula, alojamento e manutenção.

-A estância para realizar o curso inclui um programa de visitas turísticas guiadas em Castilla y León, oferecido por Turespaña, e um Cartão VISA com 200 € para gastos, cedido pelo Banco Rendimento.

-Uma bolsa para a realização de um curso de Especialista universitario en línea en Enseñanza de español para niños y adolescentes, do Centro universitario CIESE – Fundación Comillas.

3. Prêmios para os colégios classificados em segundo lugar de cada categoria:

-Uma bolsa para a realização de um Programa de Actualización para Profesores ELE, com uma semana de duração, em Mundo Español, que se celebrará em Buenos Aires, no ano 2021. A bolsa para o curso presencial inclui o gasto de matrícula. Por parte da Organización de los Estados Iberoamericanos (OEI), serão financiados os gastos com alojamento e viagem do Brasil até Buenos Aires.

-2 computadores portáteis oferecidos pela Fundación Telefónica VIVO.

4. Prêmios para os colégios classificados em terceiro lugar em cada categoria:

-Uma bolsa para a realização de um curso de formação a distância para professores no Colegio de español Tía Tula de Salamanca.

-Uma bolsa para a realização de um curso a distância do catálogo de Mundo Español.

-2 computadores portáteis, oferecidos pela Fundación Telefónica VIVO.

5. Prêmios para todos os colégios ganhadores na categoria de Ensino Médio:

-Uma bolsa para um(a) aluno(a) realizar estudos de graduação na Universidad de Jaén (España), no curso 2021-2022. A bolsa cobre os gastos de matrícula, seguro médico e ajuda para alojamento.

6. Prêmios para todos os colégios participantes:

-Presente digital da Editorial Edinumen.

– Sorteio de uma bolsa para a realização de um curso on-line de Didáctica de Español como Lengua Extranjera e sorteio de duas bolsas para a realização do curso on-line de 100 horas  “Curso en Metodología Didáctica ELE”
https://www.nebrija.com/otros-cursos/curso-metodologia-didactica-ele/
Oferecidos pela 
Universidad de Nebrija https://www.nebrija.com/

-Dez bolsas para a realização do  “Curso online  de formación para profesores en activo”, que abrange oficinas durante 10 sessões, sobre: tratamiento del error, creación de materiales, TIC  e enseñanza en línea. Oferecido por Tía Tula – Colegio de español de Salamanca https://www.tiatula.com/

MAIS INFORMAÇÕES
Toda a documentação do concurso, incluindo as instruções para a apresentação das candidaturas, pode ser consultada por meio do link: consejería de educación

As dúvidas podem ser encaminhadas para o e-mail cer.brasil@educacion.gob.es. Projetos não podem ser enviados para essa conta de e-mail.