ENSINO FUNDAMENTAL I

No Colégio Miguel de Cervantes, o 1º ano do Ensino Fundamental (quando as crianças completam seis anos) tem como eixo principal o processo da alfabetização, realizado primeiramente em língua portuguesa e mais tarde em espanhol. Nos anos subsequentes, a programação didática centraliza-se na consolidação da leitura como fonte de conhecimento e fruição, nas duas línguas, português e espanhol.

Conhecimento e valores

A descoberta do mundo depende, em grande parte, da leitura, e a ênfase, nessa etapa, é aprender a ler e a pensar de forma compreensiva. A competência leitora propicia ao aluno autonomia e mecanismos de indagação e reflexão em sua busca por informação nas diferentes áreas do conhecimento.

A criança traz uma bagagem de experiências, e sua aprendizagem realiza-se por meio de suas vivências anteriores. A construção dos conceitos desenvolve-se em um rico ambiente, pleno de ação, produção e significado.

Nessa etapa configura-se o desenvolvimento da autonomia. As atividades conduzem o aluno ao exercício gradativo da independência em relação à sua organização pessoal, ao desenvolvimento de métodos de investigação e autoconhecimento do seu processo de aprendizagem.

Multiculturalidade

Variadas formas de expressão – oral, escrita, artística, corporal – sistematizam e consolidam conhecimentos adquiridos nessa fase e serão instrumentos importantes na sequência da escolarização.

Durante seu percurso, o estudante é estimulado ao exercício da socialização, ampliando suas oportunidades de interagir de forma participativa e o aproximando ao entendimento de seu papel na coletividade em um mundo globalizado.

No Colégio Miguel de Cervantes, o desenvolvimento do bilinguismo e da língua inglesa acompanha a vida escolar dos alunos, que passam a ampliar seu vocabulário em contextos que valorizam a compreensão das diversas culturas que constituem a humanidade. 

Equipe

A equipe docente para cada turma de alunos é composta por duas professoras, sendo uma tutora e outra assistente, e de professores especialistas para música, educação física, matemática e ciência em espanhol, língua espanhola, e língua inglesa.