LÍNGUA PORTUGUESA

O Departamento de Língua Portuguesa atua nos 3º e 4º ciclos do Ensino Fundamental e no Ensino Médio. Tem como objetivo desenvolver no aluno as capacidades de ouvir, falar, redigir, codificar e decodificar mensagens, reagindo a elas criticamente, para aperfeiçoamento individual no exercício da cidadania.

Para alcançar esse objetivo, o ensino da Língua Portuguesa e das Literaturas Brasileira e Portuguesa tem o texto falado e o escrito como ponto de partida para todas as atividades de linguagem, produção, compreensão e interpretação. As atividades linguístico-literárias são gradativamente trabalhadas, tornando-se mais complexas à medida que o aluno amplia seu repertório de experiências e informações.

No Ensino Médio, desde 2006, as aulas de Produção de Texto realizam-se com turmas divididas, nas quais figura apenas a metade dos alunos de cada ano, havendo, portanto, dois professores especializados em projetos de produção textual para cada etapa desse nível. Tais profissionais detêm vasta experiência na área de Elaboração e Avaliação de Exames Vestibulares, bem como na área de Concursos Públicos. Desde 2010, o Curso de Produção de Texto do Ensino Fundamental II conta com uma professora também especialista na área, profissional essa que trabalha em parceria estreita com a equipe de professores de Língua Portuguesa. Em 2013, Ensino Médio e Ensino Fundamental II passaram a contar com o auxílio de mais um profissional da área: um corretor externo para produções de texto, fato que vem possibilitando um melhor desenvolvimento quantitativo e qualitativo dos trabalhos escritos realizados por seus alunos.

O hábito da leitura é incentivado de diversas formas: adoção de livros extraclasse; desenvolvimento de projetos; palestras, entrevistas e debates com os autores das obras criteriosamente selecionadas. O departamento é o principal responsável pela realização da Feira do Livro, evento cultural de grande repercussão entre alunos, pais, escolas, editoras, livrarias e toda a comunidade cervantina.

Além disso, o departamento tem, em sua programação, saídas pedagógicas relacionadas aos livros trabalhados (peças de teatro, filmes, excursões culturais integradas a outras disciplinas, etc.).

Sob a responsabilidade do departamento estão as aulas de adaptação aos alunos novos estrangeiros, ministradas em dois níveis de conhecimento, objetivando sua rápida integração ao grupo-classe, à escola e à comunidade.