INSTITUCIONAL
Atividades do Dia Internacional da Mulher
Por: Margarita Sánchez Sánchez
O dia 8 de março, Dia Internacional da Mulher, é uma comemoração necessária que temos realizado no Departamento de Língua e Literatura Espanhola. Foram desenvolvidas atividades para todas as turmas.
Nos três níveis da Educação Infantil, temos trabalhado o conto Rosa caramelo. Escrito por Adela Turín e ilustrado por Nella Bosnia, por meio de sua protagonista, a elefantinha Margarita, nos é mostrado a importância de valorizar as meninas e meninos da mesma maneira, desvinculando-se dos estereótipos. Depois de lido o conto, tivemos um diálogo em roda para discutir sobre as personagens e suas atitudes. Em seguida, fizemos um trabalho manual sobre a história e desenhamos uma mulher que fosse importante em nossas vidas. Os alunos do Infantil 5 expuseram seus trabalhos nas janelas das salas.
No 1º ano do Ensino Fundamental, realizamos algumas atividades para conscientizar os alunos da importância desse dia e das conquistas obtidas graças às lutas e todos os que reivindicaram a igualdade social das mulheres. Apresentamos aos estudantes diferentes vídeos sobre a vida das mulheres que passaram pela história e suas conquistas, inclusive das que receberam o Prêmio Nobel em diferentes âmbitos. Alguns dos nomes trabalhados foram Frida Kahlo, Marie Curie, Amelia Earthart, Rosario Weiss, Wangari Maathai, Gabriela Mistral e Maria Pita. Vários alunos e alunas envolvidos nas atividades trouxeram livros sobre mulheres importantes para a História. Para encerrar, todos elaboraram cartões de lembrança do dia 8 de março com uma flor pintada por eles.
No 2º ano, ouvimos um audiolivro sobre o significado das cores e sua associação com determinadas características. Ao final da leitura, refletimos sobre a mudança dos papéis designados aos dois sexos, misturando as cores azul e rosa, que juntas tornam-se a cor roxa, lilás ou violeta, símbolo da igualdade de gênero.
Já no 3º ano refletimos sobre a importância de celebrar o Dia da Mulher, além de revisar a trajetória histórica das conquistas e avanços dos direitos conquistados pelas mulheres. Também selecionamos e nos aprofundamos em estudos sobre a vida e obra de Frida Kahlo, uma representante da luta feminista. Cada aluno fez, posteriormente, um retrato inspirado na pintora mexicana. Por fim, os estudantes cantaram e dançaram a canção Depende de los dos.
As turmas de 4º e 5º anos confeccionaram um baralho de cartas que mostrava mulheres influentes no decorrer da história (cientistas, aviadoras, astronautas, ativistas dos direitos ambientais e civis etc.). O baralho estava dividido em três categorias, as quais incluíam as fotos das protagonistas, seus nomes, seus feitos e por que eles foram relevantes para a história. As turmas se dividiram em grupos de cinco ou seis membros, os quais deviam relacionar as três características de cada personagem. Ao final, foi feita uma verificação para aferir quantos acertos cada grupo teve.
No Fundamental II houve várias atividades para fomentar a reflexão que a ocasião requer. Os estudantes do 6º ano deviam assistir, com a orientação dos professores, a um vídeo explicativo sobre o Dia Internacional da Mulher, cuja autoria é de La Nación, jornal diário argentino. Após esse primeiro momento, os jovens puderam identificar as origens dessa data e discutir sua importância na construção de uma sociedade justa e igualitária, em que meninas e mulheres de todo o mundo possam se desenvolver plenamente e com segurança. Por fim, foi pedido aos alunos que elaborassem um cartão com o tema do dia, incluindo mensagens de apoio à luta e à resistência feminina. Sugeriu-se que esses cartões fossem dedicados a alguma trabalhadora do Colégio ou pessoa querida.
No 7º ano, os alunos escutaram em aula a canção Escriban más canciones, do grupo espanhol Jarabe de Palo. A atividade proporcionou uma reflexão por parte dos alunos sobre o porquê de esse dia ser comemorado e suas implicações.
Nas turmas de 8º e 9º anos, procuramos comemorar o Dia da Mulher e levar os alunos para refletir e comentar sobre a importância da data e da situação atual das mulheres no mundo. Para isso, partimos dos lemas da ONU de 2022, 2023 e 2024, que foram apresentados e discutidos com os alunos. Após tal atividade, todos formaram grupos para que fosse elaborado um possível lema para 2025, considerando os inúmeros contextos em que a situação das mulheres deve alcançar a igualdade de gênero. Os professores selecionaram os melhores e foi organizada uma votação para que os alunos escolhessem o que consideravam mais válido.
No Ensino Médio, os alunos do 2º D e E elaboraram cartazes com reivindicações próprias desse dia e os expuseram nos corredores próximos às suas salas. Nas turmas de 3º D e E, foi lido e analisado um artigo concernente à origem e à importância desse dia, assim como às reivindicações ainda pendentes a respeito da situação da mulher na sociedade atual.
Além desses trabalhos em sala, nossa equipe da biblioteca começou suas atividades com uma proposta centrada na escritora do mês, Gloria Fuertes. Foi organizada uma pequena exposição dos seus livros e projetado um dos programas icônicos de que a escritora participou: La bola de cristal. Os alunos do 6º ano criaram poemas inspirados em suas obras.
Esse foi um 8 de março repleto de atividades. Já estamos pensando nas do ano que vem!