Cervantes Solidário sob nova coordenação

Por: Tatiana Maria de Paula Silva | 2 de março de 2020.

A Direção do Colégio Miguel de Cervantes dá as boas-vindas ao novo coordenador do Projeto Social Cervantes Solidário, Luciano Alves Onça.

O professor Luciano Onça tem ampla experiência em gestão de projetos sociais e integrou-se em 2020 à equipe para dar continuidade ao trabalho desenvolvido no Cervantes Solidário. Luciano aportará também novas formas de atuação para envolver cada vez mais nossa comunidade em prol da educação à cidadania preconizada pela Unesco.

As expectativas do professor contemplam a ampliação das ações de incentivo à leitura com os alunos atendidos pelo programa. “O Cervantes tem uma tradição no ensino de Literatura. É importante fazer com que esse conhecimento alcance o máximo de crianças possível”, enfatiza Luciano.

A dimensão da sustentabilidade também passará a integrar as ações do projeto nas comunidades atendidas. O foco será a difusão de tecnologias verdes, como plantio agroecológico, compostagem e manejo de água das chuvas, aliada a projetos pedagógicos.

“Os professores do Cervantes Solidário já têm um envolvimento profundo com as comunidades atendidas, nas quais realizam um trabalho de muita qualidade. Ao assumir a coordenação de um grupo desses, o meu desafio é ajudar a ampliar e qualificar esse trabalho com novos conhecimentos e práticas”, afirma o professor.

Foto: Tatiana Maria de Paula Silva

Luciano Onça é formado em História pela USP e pós-graduado em Economia pela PUC. Trabalhou como professor de História e de Tecnologia Educacional em escolas públicas e privadas. Tem experiência em gestão de projetos sociais de diferentes fundações e institutos. Foi coordenador de projetos no Ministério da Cultura. Dirigiu diversos curtas-metragens (100% Boliviano, mano, Como se fosse da família, Onde deus é uma nota de 100, entre outros) que foram exibidos na televisão e em festivais de cinema. Faz parte de um grupo de estudos organizado pelo Instituto Cambuci sobre Sustentabilidade e Educação