INSTITUCIONAL

Hispanidad 2018 – 40 años de democracia y progreso social

Em 29 de setembro, mais de 4500 pessoas passaram pela festa

Por: Tatiana Maria de Paula Silva | 2 de outubro de 2018.

No ano em que o Colégio Miguel de Cervantes completa 40 anos, a Hispanidad apresentou a trajetória das últimas quatro décadas da história da Espanha, dando ênfase às principais conquistas sociais e manifestações culturais do período de transição da pós-ditadura franquista para a democracia.

Durante o mês de setembro, os alunos trabalharam em projetos de acordo com seu interesse. Dessa forma, as turmas e os anos se mesclaram, oportunizando o intercâmbio de conhecimento e a troca de experiências.

Nos estandes da festa, pesquisas e trabalhos realizados pelos alunos retrataram os principais acontecimentos desse período. No teatro, as atuações musicais e performáticas representaram por meio da arte as transformações em diversas áreas do conhecimento ao longo dos 40 anos.

Da Educação Infantil ao Ensino Fundamental I, as instalações nas marquises contaram a história do período de transição democrática e suas repercussões na economia, na sociedade, no esporte, na arte, na gastronomia e no impulsionamento das pesquisas científicas e tecnológicas.

No cluster Dom Quixote, o 3º ciclo do Ensino Fundamental (6º e 7º anos) produziu salas temáticas para demonstrar as manifestações artísticas e culturais. Em um animado desfile, relacionaram a evolução da moda à liberdade de expressão.

No 1º andar do prédio, os alunos de 8º e 9º anos enfatizaram, em emocionantes instalações e performances, a constante luta feminina em busca pela igualdade de direitos e oportunidades. Os alunos também demonstraram nas salas temáticas a construção da democracia espanhola por meio das manifestações artística das minorias e pelo exercício da liberdade de expressão. A evolução econômica e a pesquisa nas áreas médicas também estiveram presentes nas exposições.

No cluster Dulcinea, as instalações do curso extra de robótica apresentaram os coloridos projetos realizados pelos alunos ao longo do ano. Do lado de fora, na marquise, o curso extra do Mundo Maker também apresentou trabalhos muito originais.

No teatro, os alunos da Educação Infantil e 1º ano homenagearam os 40 anos do Colégio Miguel de Cervantes com canções e trava-línguas, que percorrem a trajetória da instituição desde o início de suas atividades. E as pequenas bailarinas flamencas deram um show à parte.

O grupo Sueños de Dança Espanhola apresentou uma linda performance de Fandango de Huelva. Os alunos dos 4º e 5º anos fizeram a apresentação musicada de um telejornal com as notícias dos projetos trabalhados por eles na Hispanidad. As alunas do 8º e 9º anos trouxeram o tema do empodaremento feminino interpretando as músicas Quédate en Madrid, do grupo espanhol Mecano,  A Quien Le Importa, do grupo Alaska y Dinarama, e Ella, da cantora Espñola Bebe.

No foyer do teatro, a exposição 40 años de democracia y progreso social: España, Brasil y el Colegio reuniu em doze painéis momentos representativos das últimas quatro décadas nos dois países e no Colégio Miguel de Cervantes. Os painéis, compostos por doze fotos, expressavam o paralelismo dos acontecimentos na Espanha e no Brasil, na constante busca de uma sociedade democrática e igualitária.

Nos painéis e na linha do tempo do Colégio é possível identificar o crescimento de uma instituição educativa e seu compromisso como centro difusor da língua e cultura espanholas.

Em homenagem ao aniversário do Colégio, fragmentos de depoimentos de ex-alunos estão expostos nos vidros que envolvem o foyer do teatro.

II Concurso de Relato Breve do Colégio Miguel de Cervantes

Ao meio dia da Festa da Hispanidad, a diretora-geral do Colégio, Lourdes Ballesteros, anunciou os finalistas e os premiados das duas categorias do II Concurso de Relato Breve* para estudantes de Espanhol de todo o Brasil

Para a entrega dos prêmios compuseram a mesa o cônsul-geral da Espanha em São Paulo, D. Ángel Vázquez, o escritor João Luis Anzanello Carrascoza e a diretora pedagógica do Colégio, Amélia do Rosário Morais Farré Salazar.

Os premiados foram:

Categoria 1
1º lugar: Rafael Pellizzari Alonso (Colégio Miguel de Cervantes), com o relato Voces caladas.

2º lugar: Rafael Fandiño Ruanova (Colégio Miguel de Cervantes), com o relato La extraña enfermedad lírica.
3º lugar: Carla Marina Santos Ballesteros (Colégio Miguel de Cervantes),  com o relato La carta

Categoria 2
1º lugar: Clarissa Gonçalves Palácio (Colégio São Francisco Xavier), com o relato Rosas por toda la sangre
2º lugar: Luana Maria de Sousa Benedito (Colégio Miguel de Cervantes), com o relato Margarita Sinsombrero
3º lugar: André Campos Castellon (Colégio Mary Ward), com o relato Creación de la memoria

Veja todas as fotos em Álbuns Relacionados: Hispanidad_2018_1 e Hispanidad_2018_2

Acompanhe todos os trabalhos desenvolvidos no hotsite da Hispanidad www.cmc.com.br/hispanidad2018

*https://www.cmc.com.br/concurso-relato-breve-2018/