BIBLIOTECA

ACONTECE NA BIBLIOTECA – Uma série sobre as rotinas da biblioteca, que vão muito além dos empréstimos e devoluções de livros. Releitura do espaço integrante e participativo da biblioteca, que comporta diferentes tipos de leituras e propicia o acesso à informação com autonomia.

Sarau: a voz das mulheres na poesia

Vários saraus aconteceram neste mês de março na biblioteca do Colégio

Por: José Roberto Moreno de Souza Junior | 21 de março de 2024

O mês de março é contemplado com duas importantes datas: no dia 8 celebramos o Dia Internacional da Mulher e no dia 21 comemoramos o Dia Mundial da Poesia. Em razão disso, a equipe da biblioteca organizou, ao longo de todo o mês do março, uma série de saraus na biblioteca com as turmas do Ensino Fundamental I e Ensino Médio orientada pelo tema La voz de las mujeres en la poesia.

O sarau é praticado desde a Grécia Antiga. Trata-se de um espaço organizado para qualquer tipo de manifestação artística. Todas são bem-vindas: canto, dança, teatro, música instrumental, poesia etc. As apresentações no Colégio foram variadas. Houve declamações de poesia solo, em duplas e em trio, canto de músicas e cantigas populares, dança e desafios de trava-línguas, além da forte presença da poesia de renomadas escritoras entre os livros selecionados para declamação, como Tatiana Belinky, Gloria Fuertes, Cecília Meireles, entre outras.

As turmas do Ensino Fundamental I contaram com um lindo repertório. Para abrir o sarau, as bibliotecárias leram o poema Sarauzim, de Rodrigo Ciríaco. Após isso, elas declamaram poemas de diversos livros: Um caldeirão de poemas, de Tatiana Belinky, A poesia é uma pulga, de Sylvia Orthof, Coisa boa, de Sônia Barros, Isso ou aquilo, de Cecília Meireles, e muitos outros. Além disso, em conjunto, as turmas espantaram os males cantando canções populares, como A casa, de Vinicius de Moraes, Alecrim Dourado, Peixe Vivo, do Palavra Cantada, O sapo não lava o pé, e muito mais. Por fim, houve o desafio dos trava-línguas, um momento divertidíssimo para descontrair e gargalhar.

No Ensino Médio, o sarau também contou com muita música e poesia. Assim como no Fundamental I, os mais velhos apreciaram um poema de abertura de Rodrigo Ciríaco, intitulado Sarauzão. As declamações dos textos foram feitas em português, espanhol e inglês. Estavam entre as declamações: História de Gloria, de Gloria Fuertes, Flores da Batalha, de Sérgio Vaz, O que o sol faz com as flores, de Rupi Kaur, Sonhos, de Cecília Meireles, entre outros. Já as músicas selecionadas foram: Fico assim sem você, versão de Adriana Calcanhoto, De toda cor, de Renato Luciano, Tocando em frente, de Almir Sater, Passarinhos, de Emicida, e até forró universitário, gênero representado por uma apresentação musical ao som das canções do Falamansa.