INSTITUCIONAL

A Festa da Hispanidad 2023 reuniu 4 mil pessoas e homenageou o pintor Pablo Picasso e sua contribuição para a cultura da paz

Por: Rodolfo Bonventii

No último sábado, 30 de setembro, a comunidade cervantina rememorou, no Dia da Hispanidad 2023, os 50 anos da morte do renomado artista espanhol Pablo Picasso, uma referência na arte mundial e, com suas obras e criatividade, colaborador da promoção de uma cultura da paz.

Em seu discurso de boas-vindas aos alunos, pais e convidados especiais, entre eles o cônsul do México, Rodrigo Vásquez Ortega, e a consulesa do Uruguai, Lorena Garcia, o diretor-geral do Colégio, Jorge Berné, ressaltou como Pablo Picasso, com seus pincéis e talento, foi um defensor da paz, do diálogo, da conciliação e da não violência, criando com seus desenhos, por exemplo, a pomba da paz, considerada um símbolo da liberdade depois da Segunda Guerra Mundial, e seu célebre quadro Guernica, um retrato que é um verdadeiro repúdio à guerra civil espanhola e às suas consequências.

No palco do teatro do Colégio, os alunos da Educação Infantil e 1º ano do Ensino Fundamental trouxeram canções e apresentações musicais, ressaltando e recordando danças e canções tradicionais espanholas que destacam as cores, os personagens e as mensagens que as obras de Picasso contêm.

Os alunos da Educação Infantil e Ensino Fundamental também produziram estandes criativos com diversos temas, abordando as várias fases das obras e da vida do pintor espanhol.

Nas salas de aula, as turmas do 6º e 7º anos mergulharam profundamente na vida e obra do icônico artista e, divididos em grupos, abordaram temas diversos. Uma das atividades foi a apresentação teatral que transformou a sala de aula em um circo, envolvendo os espectadores em uma história encantadora. Outra apresentação expôs algumas das principais obras de Picasso e explicou seus significados e fases, como a representação da paz por meio da icônica pomba branca.

Nas salas do 8º e 9º anos, os alunos também apresentaram diversas atividades e instalações, como o “Museu da autoimagem”, “Einstein e Picasso” e até um charmoso “Café com Picasso”, além de uma apresentação de jazz interativa, contando com a participação do público. A programação da festa também contou com a mostra dos trabalhos do curso extra de Robótica e com uma extensa variedade de opções gastronômicas para todos os paladares.

Saiba mais sobre as atividades realizadas por meio do site destinado ao evento, www.cmc.com.br/hispanidad2023