iPad e alfabetização: uma dupla de sucesso!

Viviane de Oliveira Panegassi | 30 de junho de 2014.

Ao final do semestre passado, o laboratório móvel de iPads fez a sua estreia nas classes de 1° ano do Ensino Fundamental como mais um recurso a favor da alfabetização.

A proposta tem o objetivo de propiciar aos alunos uma aprendizagem mais significativa por meio dos recursos tecnológicos. De maneira lúdica, as crianças trabalharam com aplicativos, previamente selecionados pelas professoras e pela Equipe de Tecnologia Educacional, com rico conteúdo pedagógico.

As atividades foram realizadas de forma individual e em duplas, pois, assim, pudemos garantir o desenvolvimento pessoal de cada aluno, como também a troca de experiência entre eles. Acreditamos que, ao mesmo tempo em que o iPad ajuda a alfabetizar, também favorece a interação, estimula a curiosidade e incentiva a trabalhar em grupos.

Como ferramenta pedagógica, o tablet não exige conhecimento e habilidade com o teclado por parte da criança. Por isso, o iPad possibilita o manuseio e seleção das informações na tela através do sistema touch screen e disponibiliza uma diversidade de aplicativos e softwares para uso pedagógico. É fundamental pontuar que a familiaridade que as crianças demonstram com o dispositivo é algo que facilita e enriquece a proposta.

Os aplicativos escolhidos para essa atividade foram estabelecidos previamente e de acordo com a etapa do processo de alfabetização em que a criança se encontra; e, na medida em que cada um atingia um determinado objetivo proposto pelo jogo, aumentava-se o desafio.

Com a experiência, puderam-se observar alguns aspectos importantes que favorecem o aprendizado: ao jogar, os alunos arriscam-se com naturalidade e não demonstram receio de cometer erros; sentem-se desafiados e esforçam-se para superar os obstáculos, passar as fases e, no fim, obter a tão esperada conquista.

A interatividade e as inúmeras possibilidades de aplicação educacional desse recurso tecnológico ajudarão a tornar o aprendizado uma aventura ainda mais fascinante.


Fotos: Viviane de Oliveira Panegassi