Jogos autênticos no ensino de línguas – relato de experiência com tecnologia
Encontro proporciona troca de experiência sobre o uso de jogos em sala de aula

Por: Tatiana Maria de Paula Silva | 2 de junho de 2014.

O encontro de formação, realizado em 14 de maio, pela equipe de tecnologia educacional do Colégio Miguel de Cervantes, apresentou o tema: “Uso de jogos autênticos – Tecnologias regendo o ensino de línguas”. O relato ficou por conta da professora e pesquisadora Laura Vigia Dias, que demonstrou todo o processo de elaboração e prática de uma atividade realizada em 2013, com os alunos do 5º ano do Ensino Fundamental, na disciplina de Inglês.

A professora apresentou a vivência aplicada a partir de uma investigação didática com jogos. Para trabalhar temas e vocabulários, relacionados à sustentabilidade, ela propôs aos alunos, por intermédio do jogo ElectroCity*, a construção e administração de uma cidade sustentável, levando em consideração os serviços básicos de moradia, saúde, saneamento e fontes geradoras de emprego como comércios e indústrias.**

Laura apresentou as pesquisas e testes anteriores ao planejamento e logística da aula. Com o auxílio da assessora de tecnologia educacional, Grace Kelly Gonçalves, a professora utilizou os laboratórios móveis para que os alunos pudessem construir individualmente suas cidades, mas, de forma colaborativa, trocassem experiências sobre gestão e administração.

Para a professora, a atividade colaborou para que os alunos confrontassem a solução de problemas relacionados ao meio ambiente e futuro sustentável, proporcionou envolvimento e atingiu os objetivos propostos para as aulas de Inglês, “todas as informações e comandos do jogo estão em inglês, e a condição para montar a cidade é utilizar o idioma em sala de aula o tempo todo,” conclui Laura.


Fotos: Silvio Luiz Canella

*http://www.electrocity.co.nz/game/
**Fonte: http://ultradownloads.com.br/jogo-online/Simulacao/Electro-City/#ixzz31sm8TzcD