INSTITUCIONAL

XXIX Seminario “El español en Brasil”

Por: Xoán Calviño | 30 de abril de 2022.

Em mais um ano, muitos profissionais do ensino de espanhol como língua estrangeira no Brasil se reuniram neste evento organizado anualmente pelo Ministério da Educação da Embaixada da Espanha no Brasil e pelo Colégio Miguel de Cervantes em São Paulo, com a colaboração do Instituto Cervantes em São Paulo. Esta edição do Seminário, que constitui uma referência incomparável e um espaço de encontro para todos os docentes e alunos desta área, ficou marcada pela volta ao formato presencial, após o seu cancelamento em 2020 devido à pandemia (a única vez em que não se realizou nestas quase três décadas) e a sua celebração em formato a distância no ano passado. Mais uma vez, houve transmissão ao vivo via streaming pelo canal do Ministério no YouTube dos conteúdos programados no Auditório principal.

O Seminário contou com a presença do Embaixador da Espanha no Brasil, Sr. Fernando García Casas, e do diretor do Colégio Miguel de Cervantes, Jorge Berné Espinosa, na mesa de abertura.

A professora da Universidade Complutense de Madrid Rosana Acquaroni Muñoz proferiu a conferência inaugural intitulada “Isso não é o que parece: a arte como experiência transcultural na aula ELE”. Em sua proposta tratou de como mediar para converter os materiais culturais e/ou artísticos da aula ELE em elementos vivos, capazes de promover a comunicação intersubjetiva e construir outros significados além dos canônicos, previsíveis e estendidos na cultura alvo.

Na sequência o Conselheiro de Educação da Embaixada da Espanha, Pedro Cortegoso, abordou em sua apresentação realizada em videoconferência desde Barcelona, Acciones de la Consejería en apoyo a la enseñanza del español, as diversas iniciativas que este órgão promove para favorecer o ensino de espanhol no Brasil.

Outro destaque da manhã foi a mesa redonda Uso de expressões artísticas na aula ELE, moderada por Sonia Izquierdo Merinero, do Instituto Cervantes de Brasília, na qual, além de Rosana Acquaroni, Viviane Garcia de Stefani do Instituto Federal de São Paulo também participaram e Hugo Jesús Correa Retamar, do Colégio de Aplicação da UFRGS.

Após o almoço, começaram os blocos de comunicação ou oficinas, em que foram apresentadas 19 propostas educativas pelos 19 palestrantes desta edição, com conteúdos como literatura, cinema, arte popular, música, quadrinhos, história da arte, pintura e escultura ou museus, todos eles tratados a partir de uma perspectiva de ensino de espanhol.

Finalmente, após um dia de maratona, esta edição foi encerrada com um sorteio de brindes importantes, incluindo um exemplar da recente publicação desta Consejería sobre espanhol e Futebol, Camisa 10, nota 10 assinada pelo padrinho desta iniciativa, campeão mundial em 1994 Mauro Silva, além de vários lotes de materiais didáticos doados pelas livrarias e editoras que estiveram presentes neste evento.