ENSINO FUNDAMENTAL II

Homem Vitruviano e estudo matemático

Em 31 de outubro, atividade promoveu interação e aprendizado

Por: Tatiana Maria de Paula Silva | 6 de novembro de 2023.

Os alunos do 7º ano tiveram uma experiência prática em grupo durante as aulas de Matemática, na qual tiveram a oportunidade de aprender sobre as diversas razões e proporções existentes entre as partes do corpo humano. Essa atividade foi baseada na obra O Homem Vitruviano*, do mestre italiano Leonardo da Vinci, que, por sua vez, se baseou em estudos de Marcus Vitruvius Pollio.

Para sensibilizar os alunos e instigar a curiosidade sobre o tema, a professora Vanessa de Souza Queiroz apresentou aos alunos um resumo sobre a possível história de Vitruvius, que viveu no século I antes de Cristo e é conhecido pelos dez volumes da obra intitulada De Architectura. Nesse trabalho, ele apresentava conclusões sobre as proporções do corpo humano, as quais inspirou Leonardo Da Vinci a criar uma representação do homem ideal de Vitruvius na obra  O Homem Vitruviano .

Em grupo de cinco, os alunos, munidos de notebook, fita métrica e calculadora, aferiram as medidas dos colegas, como longitude dos braços estendidos, altura, largura máxima dos ombros etc. Em seguida, registraram as medidas obtidas e calcularam as razões mencionadas no texto de apoio. Após calcular as razões, eles tiraram a média para cada uma delas e as compararam com as razões propostas por Vitruvius.

Durante a atividade, os alunos puderam aplicar seus conhecimentos relativos a razões e proporções, bem como resgatar conceitos de geometria e grandezas e medidas. Essa vivência prática permitiu que os alunos aprendessem de forma mais significativa, uma vez que puderam aplicar seus conhecimentos a um contexto real e concreto. Além disso, a atividade também incentivou a colaboração em grupo, uma vez que os alunos trabalharam juntos para alcançar seus objetivos.

Para a professora Vanessa, trazer para a Matemática contextos de cultura geral é essencial para potencializar a percepção das relações entre os diferentes campos de conhecimento. “A abordagem prática e interdisciplinar na Matemática é fundamental para o desenvolvimento dos alunos, pois proporciona uma compreensão mais profunda dos conceitos matemáticos e sua aplicação no mundo real. Ao conectar a Matemática com outras temáticas, como arte, história e situações práticas, os alunos são capazes de ver a relevância da disciplina em suas vidas cotidianas”, comenta Vanessa.

*O Homem Vitruviano ou Homem de Vitrúvio é um desenho de Leonardo da Vinci (1452-1519) que foi produzido em 1490, durante o Renascimento. Ele representa o ideal clássico de beleza, equilíbrio, harmonia das formas e perfeição das proporções. Hoje é uma das obras mais conhecidas e reproduzidas no mundo.
Fonte: https://www.todamateria.com.br/homem-vitruviano/. Consulta em 31 de outubro de 2023, às 13h51min.