ENSINO MÉDIO

Projeto de Literatura Espanhola

Descobrindo a literatura medieval por meio da arte

Por: Ruan Santos | 28 de março de 2025

No dia 20 de março, os alunos do 1º ano do Ensino Médio do Programa de Diploma concluíram o projeto “Descobrindo a literatura medieval por meio da arte”, desenvolvido para a disciplina de Literatura Espanhola, ministrada pela Prof.ª Paula Araújo.

A literatura medieval espanhola reúne um conjunto de produções escritas e orais cultivadas entre os séculos V e XV que refletem aspectos culturais, sociais e históricos desse período. O projeto teve como objetivo aproximar os alunos dessas obras de maneira dinâmica, criativa e descontraída, proporcionando um bom panorama da produção desse período.

Desenvolvido em cinco fases, o projeto começou com os grupos de alunos selecionando textos da época. Entre as obras estudadas, estavam “Cantar de Mio Cid”, “El libro de ejemplos del Conde Lucanor” e as Jarchas, pequenas composições líricas escritas em moçárabe, dialeto que apresenta influências do árabe.

Na segunda etapa, os estudantes investigaram as características, temáticas e o contexto histórico das obras, explorando aspectos como a sociedade medieval, seus costumes e o papel da literatura na transmissão de valores e conhecimentos. Já na fase de produção artística, os grupos realizaram uma das quatro atividades propostas: compor uma canção inspirada na história dos personagens, escrever um poema baseando-se em uma das obras, realizar uma adaptação teatral de um dos capítulos ou produzir ilustrações.

Por fim, cada grupo apresentou seu trabalho em diferentes espaços do Colégio, como na aula de música do 7º ano do Ensino Fundamental, com o Prof.º Joan Barros, onde foi apresentada uma intervenção musical. Além disso, os alunos puderam debater sobre a atualidade dos temas medievais e o papel da mulher nessa sociedade, consolidando os objetivos do projeto e promovendo uma reflexão sobre a literatura medieval de forma interativa. A proposta pedagógica incentivou, assim, o trabalho em equipe, a criatividade e o desenvolvimento de habilidades analíticas.