ENSINO FUNDAMENTAL I

Matemática e Ciências em espanhol –  plurilinguismo e consciência intercultural

O uso do idioma em disciplinas não linguísticas dá sentido ao aprendizado nos anos iniciais da escolarização

Por: Tatiana Maria de Paula Silva | 31 de março de 2022.

Entender a evolução, adaptação e extinção de animais e plantas e a nomenclatura das diferentes formas geométricas e seus elementos em espanhol colabora para que a criança se aproprie e memorize vocabulários e estruturas linguísticas de uma forma funcional, quase orgânica, ampliando sua competência linguística.

Essa constatação está fundamentada em mais de 30 anos de experiência das professoras Maria Odete Mattos e Lucinda Gisondi Cavalheiro, ministrantes das disciplinas de Ciências e Matemática em Espanhol para as turmas do 2º ao 5º ano do Ensino Fundamental do Colégio Miguel de Cervantes e também do professor Diego Zambrano Lavado, professor do Ministério de Educação e Cultura da Espanha, que divide as aulas do 2º e 3º anos com a professora Maria Odete.

O colégio Miguel de Cervantes é um colégio internacional, reconhecido pelo Ministério de Educação da Espanha, o que garante aos nossos alunos, no término do 1º ano do Ensino Médio, a obtenção do título de ESO (Educação Secundária Obrigatória) e, ao término do 3º ano do Ensino Médio, o título de Bachiller.

Para garantir a integração do currículo brasileiro ao espanhol, nossos alunos possuem uma ampla carga horária em Língua Espanhola desde a Educação Infantil até o Ensino Médio (5 aulas diárias), aulas em espanhol de Matemática e Ciências no Ensino Fundamental I e, no Fundamental II, também possuem aulas de Cultura Espanhola. No Ensino Médio, são inseridas as disciplinas Língua e Literatura espanholas, História e Geografia da Espanha.

Não se trata de uma aula em espanhol idêntica à que é ministrada em Língua Portuguesa: o conteúdo e a programação da aula são complementares aos das disciplinas Matemática e Ciências do currículo brasileiro. Além disso, elementos que demonstrem o multiculturalismo e a biodiversidade brasileira e espanhola estão presentes durante as aulas. Em todo o segmento do 1º ciclo do Fundamental, o vocabulário é desenvolvido a partir da exploração dos conceitos e a avaliação se restringe ao conteúdo da unidade didática, e não ao espanhol.

Nos anos iniciais do Ensino Fundamental I, 2º e 3º anos, os alunos são apresentados aos conceitos matemáticos de orientação espacial e grandezas e medidas na aula em espanhol. Na disciplina de ciências os alunos usam o laboratório e se familiarizam com o vocabulário do ambiente e dos instrumentos. A aula em sala ambiente desperta a atenção e curiosidade dos alunos. O uso de diversas estratégias e recursos didáticos, como o estudo de textos em grupo, pesquisas, vídeos, imagens, canções, mapas mentais, experiências, observações tornam as aulas dinâmicas e atrativas favorecendo a aprendizagem. Já as múltiplas possibilidades de registro como o uso de tabelas, pequenos textos, apresentações orais, infográficos e desenhos favorecem o sentimento de capacidade das crianças, pois proporcionam que cada um possa dar o seu melhor dentro de suas possibilidades.

Nas aulas de matemática em espanhol, os alunos de 4º e 5º anos aprendem sobre sólidos geométricos de forma lúdica e concreta. No decorrer da unidade temática, as aulas apresentam situações-problema instigantes e conceitos relacionados à arte e tradições culturais.

O mesmo acontece com Ciências, disciplina na qual, pela presença de vocabulários mais específicos da área, os recursos audiovisuais apoiam as aulas com frequência.

Em todo o segmento do 1º ciclo do Fundamental, o vocabulário é desenvolvido a partir da exploração dos conceitos e a avaliação se restringe ao conteúdo da unidade didática, e não ao espanhol.

O resultado da incorporação do idioma em aulas específicas é o bom aproveitamento dos alunos, tanto no conteúdo como na fluência do idioma. “Pelo caráter lúdico das aulas e a curiosidade natural dos alunos pelos temas, a relação com o idioma acontece no campo da afetividade. Os alunos gostam, participam muito e aplicam os vocabulários e estruturas do idioma de forma muito natural”, comenta a professora Maria Odete.

“O interesse dos alunos é evidente e corroborado nas produções e na avaliação contínua. Ao final do 5º ano, percebemos a sedimentação dos conteúdos e o desenvolvimento progressivo do uso da língua. Um ganho importante é que, ao longo desse percurso, os alunos conseguem compreender não só a aplicação do idioma como também a proximidade e as diferenças com a língua materna e, consequentemente, a influência cultural própria da constituição do idioma”, explica a professora Lucinda.

“As aulas baseiam-se em pequenos projetos ou experiências onde se aplica o método científico, adaptando a complexidade ao seu nível e tendo em conta que não é a língua materna da maior parte dos alunos. Para que isso aconteça, orientamos os alunos estimulando sua curiosidade e desenvolvendo sua criatividade, para que sigam uma série de etapas: observar, perguntar, formular uma hipótese, realizar o experimento, coletar e analisar os resultados, tirar conclusões e testar a hipótese”, comenta o professor Diego.

Proporcionar as aulas específicas em língua espanhola é uma das propostas do Colégio para difusão da língua e cultura espanholas. Essa prática também colabora para o entendimento de conhecimento de mundo e da importância do aprendizado de idiomas como caminho de expressão e construção da identidade de cada povo.

Para além do aspecto de fluência e conhecimento estrutural do idioma, na posição de Colégio Internacional, o ensino no Miguel de Cervantes prepara os alunos para uma mentalidade internacional e consciência multicultural.