Grupo Integração – para famílias estrangeiras
O Espaço de Reflexão Escola Família inicia o projeto de integração com famílias novas estrangeiras

Por: Tatiana Maria de Paula Silva | 27 de março de 2015.

O Espaço de Reflexão Escola Família, conduzido pela equipe de psicopedagogia composta pelas psicopedagogas Ana Maria Crispim Miguel e Marisol Patrícia Saucedo R. Lage e pela psicóloga Bartira Raquel R. G. Rebello, iniciou um projeto inovador com a finalidade de proporcionar um espaço de convivência e interação desenvolvido para facilitar a adaptação multidimensional das famílias estrangeiras.

No dia 27 de março, o projeto Grupo Integração iniciou suas atividades, convidando as novas famílias estrangeiras para um café da manhã. No encontro estavam presentes o diretor gerente Jaime Pedrol, a diretora pedagógica Amélia do Rosário Morais Farré Salazar, os chefes de estudos Teresa Yañez Rubiero e Juan Rivero Corredera e membros da equipe de orientação pedagógica.

O diretor gerente Jaime Pedrol deu as boas –vindas às famílias e convidou todos para um café da manhã. Na sequência, a equipe de psicopedagogia apresentou a proposta de encontros de integração para que as famílias possam interagir e trocar experiências sobre a adaptação no país e em uma nova realidade.

Para conversar um pouco sobre a parceria escola e família a equipe convidou as mães Graciela Días de Goes e Jimena López de Lerida, que contaram sobre suas experiências ao chegarem ao Brasil e sobre a ambientação dos filhos no Colégio. Para elas o apoio da escola foi fundamental para que os filhos se integrassem à nova rotina.


Fotos: Tatiana Maria de Paula Silva e Silvio Luiz Canella

Após a fala das mães foi proposta uma dinâmica em que as famílias representassem de forma plástica, com massa de modelar ou desenhos, suas expectativas e impressões do momento atual de vida para depois apresentarem ao grupo.

O projeto Grupo Integração pretende oferecer uma agenda de encontros diversificada. O próximo encontro previsto para o projeto contempla uma saída ao centro da cidade de São Paulo.