ENSINO MÉDIO E FUNDAMENTAL I

O que me faz feliz?
Encontro entre alunos do 2º ano do Ensino Médio e 1º ano do Ensino Fundamental promove reflexão sobre a felicidade

Por: Tatiana Maria de Paula Silva | 4 de maio de 2022.

Os alunos do 1º ano do Ensino Fundamental receberam, no dia 3 de maio, os alunos do 2º ano do Ensino Médio para um encontro pautado no conceito de felicidade.

A atividade lúdica uniu o conceito de Aristóteles, trabalhado nas aulas de filosofia do 2º ano pelo professor Giovane Rodrigues Silva, e a sensibilização para a leitura da obra Coisinhas à toa que deixam a gente feliz, da premiada escritora Ruth Rocha, adotada pelo 1º ano EF para a Feira do Livro.

No encontro, os alunos do 2º ano que se inscreveram para participar da atividade proposta elaborada pelo professor Giovane mediaram os grupos de crianças, suscitando a reflexão sobre seus gostos, hobbies e momentos de que mais gostam em seu cotidiano. A ideia foi que elas partissem de experiências pessoais, sempre questionando a razão que as motiva a fazer essas “coisinhas à toa”. Após uma primeira conversa, os alunos desenharam e elencaram suas atividades mais prazerosas.

Sempre instigados a pensar o porquê de cada escolha, os alunos foram montando, com suas produções, trilhas no chão da sala, se aproximando cada vez mais de uma caixa que continha a resposta para todos os porquês: a felicidade. Dessa forma, a cada novo porquê, os alunos aguçavam a percepção de que a felicidade é um fim em si mesmo e um valor insuperável, da perspectiva aristotélica.

O formato lúdico da atividade, que mesclou o concreto à ponderação, foi pensado como uma forma de trazer para o pragmático o conceito de felicidade em Aristóteles: ser feliz é a justificativa última de toda a ação humana, do ponto de vista ético. 

Para o professor Giovane, a vivência foi interessante e significativa. “A filosofia é uma atividade que necessariamente envolve conceitos abstratos, algo com o qual os pequenos ainda estão começando a lidar. Para os alunos mais velhos, a abstração é uma habilidade cotidiana, mas da qual eles ainda precisam se apropriar reflexivamente. Dessa forma, nada melhor do que juntar as duas coisas: para ensinar abstração para os pequenos, os grandes precisam refletir a respeito do que é isso. Brincando de filosofar, todo mundo aprendeu um pouco mais.”

Ao final, todos experimentaram juntos a alegria de perceber que nosso cotidiano é permeado de muito empenho em busca da felicidade. E essa diligência é compartilhada por todos os seres humanos, independentemente da fase de seu desenvolvimento.

Alunos do Ensino Médio envolvidos na atividade: Bárbara Peçanha Novi, Catharina Cuellar, Davi Sin Maciel, Eduardo Martinho Quesada Federighi, Enrique Santin Rivas, Estela Grande Matere, Felipe Braga Holcberg, Felipe Gallasso Polacchini, Gabriela Naomi Hirai, Guilherme Duran Cauvilla, João Onofre Editore, Leonardo Vintena Esteves, Maria Luiza Cavalheri dos Santos Souza, Mariana Machado Abujamra, Mariana Zago de Oliveira, Patrícia Grandinetti Soares, Paula Arromatte, Pedro Henrique Prétola, Pedro Paulo Silveira de Mattos, Rafaella de Freitas Caldas, Ricardo de Toledo Planas, Roberta Regenga, Rocco Di Martino, Thiago Gonçalves Coronado Antunes, Victor Oliveira De Almeida, Victoria Fernandes de Miranda e Victoria Nunes.