ENSINO FUNDAMENTAL I

Reconhecendo textos jornalísticos

Em 29 de outubro, os alunos do 3º ano participam de palestra sobre os tipos de textos jornalísticos

Por: Viviane Escorcio Pupe de Moraes | 5 de novembro de 2018.

Dando continuidade ao conteúdo de Língua Portuguesa sobre os diferentes gêneros textuais, em especial o gênero notícia, os alunos do 3º ano do Ensino Fundamental participaram de um encontro com a jornalista Tatiana Maria de Paula Silva, gestora de conteúdo multimídia do Colégio Miguel de Cervantes.

Durante a conversa, Tatiana apresentou os diversos tipos de textos jornalísticos e pontuou suas principais características. Com exemplos extraídos de jornais e revistas, ilustrou as diferenças entre uma nota, um artigo, uma crônica, uma entrevista, uma notícia e uma reportagem.

A jornalista explicou que, na hora de escrever uma notícia, seguir um roteiro facilita a organização das ideias. Ela destacou que os gêneros notícia e reportagem têm como particularidade responder a algumas perguntas, como O quê? Quem? Onde? Quando? Frequentemente, também as questões Como? e Por quê?  são importantes.  A essa sequência de informações dá-se o nome de lead (lide), o qual deve estar sempre no primeiro parágrafo.

Além das informações sobre as estruturas dos textos, Tatiana também falou sobre o processo de produção, as funções dos jornalistas nos veículos de comunicação e principalmente a importância da checagem dos fatos antes da publicação da notícia.

Ao final, os alunos puderam esclarecer dúvidas e curiosidades sobre o tema.