ENSINO MÉDIO – Programa do Diploma IB

Movimento Lacre Solidário
Alunos do CAS (Creatividad, Actividad y Servicio) coletam lacres para o Hospital Darcy Vargas

Por: Rafaella Gibin, Francisco Stelzer, Gabriela Onias e Maria Eduarda Contieri | 4 de abril de 2018.

Foto: Rocío de Simón Eiras

Os alunos do CAS, Rafaella Gibin, Francisco Stelzer, Gabriela Onias e Maria Eduarda Contieri, do programa de Diploma IB, iniciaram em novembro de 2017 o movimento Lacre Solidário. A campanha interna, proposta pelos alunos, visou a estimular a arrecadação de lacres de latas de alumínio para o Hospital Infantil Darcy Vargas, parceiro do Colégio nas ações do projeto Social Cervantes Solidário.

A iniciativa foi resultado de uma pesquisa realizada pelos alunos, os quais descobriram que com 80kg de lacre é possível produzir uma cadeira de rodas para o hospital, que recolhe o material e o destina às cooperativas responsáveis na produção e troca. Por sua vez, o hospital, que é dependente de verba pública, encaminha as cadeiras de rodas às famílias sem recursos financeiros.

Foto: Rocío de Simón Eiras

A atividade é uma importante ação para a sustentabilidade social e ambiental, uma vez que ajuda as pessoas que recebem o produto final, estimula a atividade das cooperativas, gerando renda a famílias em situação de vulnerabilidade social, e colabora para o descarte inteligente de resíduos.

De novembro a março deste ano, os alunos visitaram as salas de aula do Ensino Médio e do 3º ciclo do Fundamental II para divulgar a arrecadação e conseguiram 4kg entregues no dia 23 de março à Comissão de Humanização do Hospital, recebendo felicitações do diretor, Dr. Sérgio Antonio Bastos Sarrubbo.

Nos próximos dias serão instalados em todos os clusters pontos de coleta em galões de 20L, customizados por eles. O objetivo é expandir a campanha para todo o Colégio e motivar alunos e colaboradores a participar.

O Colégio Miguel de Cervantes orgulha-se do empreendimento solidário de nossos alunos e convida toda a comunidade para aderir à campanha.

Foto: Rocío de Simón Eiras