INSTITUCIONAL

Leilão beneficente
18 de setembro, 20h

Acesse: https://www.leilaodearte.com/leilao/2023/setembro/205/

Realização:
Instituto Rebolo
Colégio Miguel de Cervantes
James Lisboa Escritório de Arte

Dando continuidade às celebrações ligadas ao Dia Mundial da Sustentabilidade, promovido pelo Colégio Miguel de Cervantes no último dia 26/8, convidamos a todos para o leilão beneficente em prol de duas instituições apoiadas pelo Cervantes Solidário.

Para a realização desse leilão, o Instituto Rebolo, que realiza iniciativas de arte, educação, memória e futuro, sempre destacando vida, obra e mensagens de Francisco Rebolo, fez a doação de cinco fine arts da obra Futebol e de cinco fine arts da obra Arvoredo, lançadas em 2022 e 2023, respectivamente. O descritivo e a importância detalhada das obras podem ser conhecidas a seguir.

O Programa Cervantes Solidário desenvolve, há mais de 14 anos, trabalhos para que crianças e adolescentes do entorno do Colégio, por meio das entidades parceiras, ampliem seu desenvolvimento pessoal recorrendo à educação, música, esporte, brincadeiras, leitura, dança, teatro e língua espanhola.

James Lisboa é uma renomada casa de leilão de arte de São Paulo. Nos últimos 37 anos, realizou importantes leilões de arte no estado de São Paulo, tendo grande destaque para os últimos anos, quando comercializou importantes coleções de arte brasileira. Além de leiloeiro, James é responsável pela seleção e avaliação das obras de arte e também foi pai de um aluno do Colégio Miguel de Cervantes nos anos 80 e 90.

SOBRE REBOLO E AS 10 OBRAS DO LEILÃO BENEFICENTE

Francisco Rebolo foi um grande pintor modernista brasileiro, reconhecido como um dos mais importantes paisagistas da pintura nacional. Suas aproximadamente 3.000 obras estão nos principais museus e coleções do Brasil e do mundo, incluindo MAC-USP, MAM, Pina-SP e MoMA-NY. Sustentabilidade e preservação do meio ambiente, equidade e respeito à figura humana, além de empreendedorismo e trabalho, são valores-chave de sua rica produção artística e história de vida.

A obra Futebol é um ícone da equidade e do respeito à figura humana. O quadro original foi pintado em 1936 e mostra a memória de Rebolo como jogador disputando a bola com um jogador negro.

Essa edição foi lançada em apenas 300 unidades impressas conforme as seguintes especificações: papel Hanemuhle RAG, 308g, algodão com pigmento mineral museológico. As peças são numeradas individualmente e acompanhadas de certificado de autenticidade assinado pelo Instituto para celebrar e marcar os 120 anos de nascimento Francisco Rebolo.

Futebol é uma das obras mais importantes de Francisco Rebolo e possivelmente a primeira crítica ao racismo no futebol e na sociedade daquela época.

Foi capa do livro O negro no futebol brasileiro, de Mário Filho, e do livro Brasil of all Sports, lançado pelo governo federal na ONU em 2012.

A outra obra é Arvoredo, pintada pelo pintor Rebolo, figura-chave na formação do Grupo Santa Helena e que teve a paisagem e conexão com o meio ambiente como ponto central em sua obra.

Ao decidir morar no intocado bairro do Morumbi, nos anos 1940, o pintor e gravurista começou a traçar o caminho para se tornar um dos maiores paisagistas da arte brasileira.

Rebolo viveu na paisagem, admirando, respeitando e preservando a sua mais importante fonte de inspiração como artista.

É possível que Francisco Rebolo tenha sido o primeiro artista plástico brasileiro em que ESG já era uma preocupação genuína, antes mesmo do nascimento desse conceito.

São apenas 220 unidades impressas conforme as seguintes especificações: edição única, papel Hanemuhle RAG, 308g, algodão com pigmento mineral museológico. As peças são numeradas individualmente e acompanhadas de certificado de autenticidade assinado pelo Instituto Rebolo para celebrar os pontos principais da vida e obra de Francisco Rebolo: comunhão com o meio ambiente e a preservação.

Arvoredo é uma das obras mais importantes de Francisco Rebolo e, mesmo tendo sido criada na década de 1970, traz um dos temas mais importantes da atualidade de nossa sociedade.

Dez dessas obras estão disponíveis aqui neste leilão, nas plataformas de aplicativos e no site de James Lisboa para lances.

Sobre as instituições que serão apoiadas

EMEF Prof. Alípio Corrêa Neto
A EMEF Professor Alípio Corrêa Neto é uma escola que, há 35 anos, assiste às comunidades da Viela da Paz, Vila Praia e adjacências. São atendidos 502 alunos. Sua relação com essas comunidades é intensa e de parceria. A instituição preza pela educação de qualidade na sua integralidade, ou seja, além de ensinar a ler e escrever, a escola busca proporcionar experiências que desenvolvam o senso crítico e formem cidadãos preparados para os desafios da sociedade.  Uma vez que não há nenhuma opção de lazer na região de forma gratuita, a escola é aberta aos finais de semana para o uso da quadra pela comunidade. Essa ação reforça os laços de parceria com a comunidade e permite o fortalecimento de outras parcerias, como a do Cervantes Solidário, que se tornaram ações integrantes do nosso fazer pedagógico.

Lar Jesus Maria José
O Centro para Crianças e Adolescentes Lar Jesus Maria José é um núcleo socioeducativo que atende cerca de 140 crianças e adolescentes, no contraturno escolar, na faixa etária de 5 a 13 anos de idade.  A maioria dos assistidos pelo projeto encontram-se em situação de alta vulnerabilidade, convivendo com diversos fatores de risco para o seu desenvolvimento. A maioria dos atendidos reside nas comunidades Vila das Belezas, Vila da Paz e Jardim das Palmas. O projeto funciona das 8h às 17h, de segunda-feira a sexta-feira. São oferecidas atividades de lazer, esporte, cultura, além do lanche e almoço. As atividades realizadas no serviço são sustentadas por doações (alimentos, roupas, produtos de limpeza e higiene) e parcerias, por meio das quais torna-se possível oferecer às crianças não apenas o necessário para poderem viver com dignidade, mas também para vislumbrarem um futuro de possibilidades e adquirirem recursos para um caminho diferente.