SALA DOS PROFESSORES

Literatura infantil é papo sério!

Por: Patrícia Viola | 13 de agosto de 2019.

A leitura de livros infantis continua sendo algo mágico, encantador e… desafiador para nossas crianças, que nasceram nesse contexto de um mundo de explosão tecnológica e muitos estímulos.

Surgiu, nos Estados Unidos, a expressão VUCA (volatility; uncertain; complexity; ambiguity) para sintetizar esse contexto em que estamos vivendo, onde tudo é complexo, com muitas variáveis, muita informação navegando pela internet, mudanças exponenciais, um mundo ambíguo e sem fronteiras.

Frear a correria do dia a dia para escolher, ler e conversar sobre uma leitura com as crianças não é tarefa fácil, mas traz benefícios para o desenvolvimento dos pequenos. A leitura, no suporte físico ou digital, é um processo complexo, pois engloba muitos elementos, como atenção, memória de curto e longo prazo, percepção do outro e de si mesmo. Cada família pode estabelecer seus limites quanto ao uso de eletrônicos e tempo dedicado à leitura. Mas, afinal, como escolher bons livros?

É importante começar lembrando que essa escolha passa pela mediação do adulto. Geralmente, quando vamos escolher um livro infantil, pensamos na faixa etária. Mas será que esse é o único critério?

Certos livros podem fazer mais sucesso em uma determinada faixa etária, mas essa é uma imposição escolhida pelo mercado. O mais importante é conhecer o seu pequeno leitor, seus gostos, preferências e experiências, e, assim, ampliar esses critérios de escolha.

Muitas vezes, ceder e deixar que as crianças escolham, mesmo aquilo que não nos agrada muito, faz parte do desenvolvimento de um leitor proficiente. É importante saber discutir e levantar critérios de escolha com eles.
Além disso, mesmo que seus filhos já sejam leitores fluentes, é interessante ler, com ou para eles, e conversar sobre o texto: uma palavra desconhecida, a decisão tomada por um determinado personagem, a relação com algo que vivenciaram, estereótipos etc. Isso exige tempo e dedicação.

Em concordância com Solé (1998), a leitura é uma interação em que o leitor é tão importante quanto o texto. Ler várias obras ajuda a construir critérios de comparação e, consequentemente, predileção.

Portanto, é viável pensarmos que o papel de pais e educadores é oferecer bons livros, mas também deixar que as crianças façam o exercício seletivo.

Como educadores, avaliamos antecipadamente os livros escolhidos no ano, refletindo sobre diversos pontos, como a qualidade da linguagem, o cuidado gráfico, o diálogo ou relação estabelecida entre o texto e as ilustrações e o objetivo daquela leitura dentro de um planejamento curricular de habilidades e competências que queremos que os nossos alunos desenvolvam.

Ademais, procuramos ter uma escuta ativa e elaborar perguntas a partir da fala das crianças, deixando que compartilhem impressões e hipóteses a respeito da obra lida. Apresentar a variedade de gêneros textuais e multimodais (gráficos, infográficos, mapas, videoclipes…), suas características principais, sobretudo neste início da vida escolar, também é função da escola.

Fica aqui o convite à reflexão. É preciso investir tempo na formação de um leitor proficiente. São muitas as incertezas de viver num mundo VUCA. Podemos não saber como será o futuro, mas sabemos que a leitura (que vai além da decodificação gráfica) ainda é uma competência necessária e importante do século XXI.

Foto: Paloma Silva Almeida

Patricia Viola Barbosa é professora do Ensino Fundamental I no Colégio Miguel de Cervantes. Formada em Pedagogia pela Universidade de São Paulo (USP) e pós graduada em Alfabetização: Relações entre Ensino e Aprendizagem, pelo Instituto Vera Cruz.

Referências bibliográficas

ROJO, Roxane Helena R. Pedagogia dos multiletramentos: diversidade cultural e de linguagens na escola. In: ______; MOURA, Eduardo (Org.). Multiletramentos na escola. São Paulo: Parábola, 2012. p. 11–31.
SOLÉ, Isabel. Estratégias de leitura. Trad. de Cláudia Schilling – 6.ed. – Porto Alegre: ArtMed, 1998.
https://repositorium.sdum.uminho.pt/bitstream/1822/57328/1/Cap_2018_Poesia_tecnologia.pdf Acesso em 04/08/2019
https://lunetas.com.br/como-escolher-livros-infantis-de-qualidade/ Acesso em 04/08/2019
https://www.abacademies.org/articles/design-thinking-organizational-learning-in-vuca-environments-7117.html Acesso em 04/08/2019