ENSINO FUNDAMENTAL I

Pelo que você é grato?
Atividade sobre Thanksgiving proporciona reflexão sobre solidariedade e reconhecimento

Por: Tatiana Maria de Paula Silva | 1º de dezembro de 2017.

Com os objetivos de trabalhar os conteúdos relacionados à expressão oral, estimular a pesquisa sobre o significado, origem e curiosidades da celebração do Thanksgiving, mas também proporcionar a reflexão acerca dos valores de gratidão e reconhecimento da importância dos laços de amizade e fraternidade, as professoras de Inglês do Infantil e Fundamental I propuseram, durante o mês de novembro, diversas atividades relacionadas ao tema.

Considerado um dos feriados mais importantes dos Estados Unidos e Canadá, juntamente com o Natal e o Ano Novo, o Thanksgiving Day é celebrado toda quarta quinta-feira no mês de novembro, nos Estados Unidos, e toda segunda segunda-feira do mês de outubro no Canadá. De acordo com o significado do nome do feriado, o Dia de Ação de Graças promove a reunião e confraternização entre familiares e amigos e tem como mote o agradecimento pelas conquistas e realizações que ocorreram durante o ano.

Acredita-se que o primeiro Thanksgiving aconteceu no dia 29 de novembro de 1620, quando colonizadores ingleses – após enfrentarem grandes dificuldades – conseguiram se assentar no estado de Massachusetts e fizeram um almoço de confraternização como forma de agradecer a melhora de sua sorte.

Durante as aulas de inglês, os alunos refletiram sobre pelo que eram gratos e confeccionaram cartões para montarem uma linda árvore de gratidão nas salas de Inglês, espalhando mensagens de otimismo muito especiais para todos que passaram por ali. Os alunos do 3º, 4º e 5º anos, além do cartão em forma de coração para a Gratitude Tree, produziram origamis e cartões para as famílias, amigos, funcionários e professores do Colégio e funcionários de suas casas.

As atividades proporcionaram momentos de alegria e harmonia entre os alunos.