CERVANTES SOLIDÁRIO
Parceria com a DRE Butantã
Professores do Cervantes Solidário promovem encontros para formação de educadores da Rede Pública da cidade e São Paulo
Por: Ana Paula Gama de Oliveira
Durante todo o segundo semestre de 2024, a equipe de professores do Cervantes Solidário multiplicou conhecimentos e experiências sobre Contação de Histórias – Contando e Encantando, com a professora Alexandra Onias (Leky), Música – Sons, Ritmos e Sustentabilidade, com o professor Digemison Portela, e Esporte com a Liga de Esportes, Empreendedorismo e Desenvolvimento Sustentável, com o professor Henrique Silva. Os motores foram esquentados com as formações voltadas aos educadores de organizações da sociedade civil das zonas sul e oeste que estão inscritos no Conselho Municipal dos Direitos das Crianças e Adolescentes (CMDCA).
Após todos os ajustes referentes ao tempo e à atualização de movimentos, nos meses de outubro realizamos as formações para os educadores da rede municipal de ensino.
Ao todo, 77 educadores foram contemplados com o processo formativo, totalizando oito formações.
No mês de novembro, algumas escolas nas quais os professores formados atuam receberam os educadores para que fosse possível acompanhar a rotina, entender as necessidades e também as oportunidades de cada unidade escolar participante interessada. Algumas já haviam colocado em prática ou ajustado os projetos que realizam em relação aos temas abordados.
Uma vez que cada professor participante pode impactar diretamente de 20 a 30 alunos por sala de aula atendida, essa parceria com a Diretoria Regional de Ensino da Região do Butantã possibilita escalonar o desenvolvimento de muitos estudantes.
Conforme apuramos por meio da avaliação de desenvolvimento contínuo, 100% dos participantes declararam que a formação contribuiu para o seu desenvolvimento. Além disso, 98,7% avaliaram a formação como excelente ou muito boa.
O Programa Social Cervantes Solidário pretende, em 2025, continuar com a parceria de forma a multiplicar conhecimentos com mais educadores da rede de ensino municipal, possibilitando que mais alunos desfrutem de novas possibilidades lúdicas na potencialização do seu desenvolvimento humano.