INSTITUCIONAL
Visita de autoridades espanholas
Encontro fortaleceu pilares institucionais, com destaque para projetos científicos dos alunos
Por: Ruan Santos | 9 de abril de 2025
Na manhã de 3 de abril, o Colégio recebeu a visita de representantes do governo e da Embaixada da Espanha. Santiago Herrero, diretor-geral do Ministério das Relações Exteriores e responsável pela área de cooperação científica e cultural; Juan José Escobar, ministro-conselheiro da Embaixada da Espanha; e José Miguel de Lara, conselheiro de cultura da Embaixada da Espanha foram recepcionados pelo diretor-geral do Colégio, Jorge Berné, que lhes apresentou a instituição. Durante o encontro, os representantes espanhóis percorreram os espaços do Colégio e, no prédio do Ensino Médio, visitaram a Sala Steam. Nesse espaço, alguns alunos apresentaram aos visitantes duas iniciativas importantes desenvolvidas em 2024, uma durante a Jornada de Divulgação Científica e Matemática e outra ao longo da Mostra Internacional de Ciência e Tecnologia (Mostratec).
Na ocasião, os convidados assistiram à apresentação de “Sensor de Obstáculos para Pessoas com Deficiência: Distância Inclusiva”, tecnologia desenvolvida pelos alunos Bruno Fontana, Lucas Roncati e Rafael Dagnoni no itinerário de Investigação Científica. Com orientação dos professores Eliete Pardono, Matheus Oliveira e Patrícia Leme e do instrutor da Sala Steam, Cleyton Oliveira, o trabalho desses estudantes foi levado à edição de 2024 da Mostratec, realizada em Novo Hamburgo, Rio Grande do Sul. O evento, considerado a maior feira de ciência e tecnologia da América Latina, é uma oportunidade para estudantes da educação básica aplicarem seus conhecimentos e trocarem experiências com colegas de diferentes regiões do Brasil e do mundo.
Após terem tido contato com esse projeto desenvolvido pelos alunos, os representantes do governo e da Embaixada da Espanha prestigiaram a “A Ilha das Cobras: Explicando a Evolução”, um dos trabalhos vencedores do prêmio de melhor comunicação no congresso Cervantes Divulga 2024, desenvolvido pelas estudantes Bruna Camargo, Bruna Cantalice, Mariana Gaviolle e Flora Hernandes. A proposta investigou as razões históricas e biológicas que favorecem a presença de diversas espécies de cobras na Ilha da Queimada Grande, conhecida popularmente como Ilha das Cobras. Além de explorar o tema, o grupo ainda desenvolveu uma metodologia didática para levar esse conhecimento ao Ensino Fundamental, com o objetivo de tornar os conceitos da biologia mais acessíveis por meio de uma comunicação ilustrativa e adequada à faixa etária.
Além de reforçar o reconhecimento da qualidade dos trabalhos realizados pelos alunos, a visita também fortaleceu a relação institucional entre o Colégio e os representantes espanhóis, promovendo um intercâmbio acadêmico e científico.
- Foto: Ruan Santos
- Foto: Ruan Santos
- Foto: Ruan Santos
- Foto: Ruan Santos
- Foto: Ruan Santos
- Foto: Ruan Santos
- Foto: Ruan Santos
- Foto: Ruan Santos
- Foto: Ruan Santos
- Foto: Ruan Santos
- Foto: Ruan Santos
- Foto: Ruan Santos
- Foto: Ruan Santos