INSTITUCIONAL

Palestra Saúde Mental na escola: durante uma pandemia

Em 15 de setembro, o Colégio recebeu o especialista em psiquiatria da infância e da adolescência Dr. Gustavo Estanislau

Por: Tatiana Maria de Paula Silva | 16 de setembro de 2020.

O Colégio Miguel de Cervantes promoveu a palestra “Saúde mental na escola: durante uma pandemia”, ministrada pelo psiquiatra Dr. Gustavo Estanislau*, especialista em psiquiatria da infância e da adolescência e coordenador pedagógico do Instituto Ame sua Mente**, que realiza um trabalho de referência na área da saúde mental.

A iniciativa foi uma ação do Grupo Afetos***, formado por colaboradores do Colégio Miguel de Cervantes com o objetivo de discutir e propor ações de acolhimento para a comunidade cervantina durante a situação de quarentena e em seus desdobramentos no retorno às atividades presenciais.

Na abertura, a diretora Lourdes Ballesteros parabenizou o grupo Afetos e destacou a importância do desenvolvimento das competências socioemocionais. O diretor de ensino, Moisés Domingues, reforçou a relevância do tema e as ações do grupo, que tem como alicerce as relações interpessoais entre alunos, professores e seus pares.

Durante a palestra, o Dr. Estanislau apresentou estratégias para a promoção da saúde mental.

Os temas abordados contemplaram as diferenças entre estresse, ansiedade e tristeza, além de orientações para o autocuidado. Ao final, respondeu às dúvidas dos participantes.

 *Dr. Gustavo Estanislau: Médico psiquiatra, especialista em psiquiatria da infância e da adolescência pelo Hospital de Clínicas de Porto Alegre. Doutorando em psiquiatria pela Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). Organizador do livro Saúde mental nas escolas: o que os educadores devem saber, lançado em 2015.
Consultor em instituições de ensino, psiquiatra clínico e coordenador do Instituto Ame Sua Mente, atuando nas áreas de formação e de produção de conteúdo.

**Ame sua Mente: O Ame Sua Mente tem como meta promover uma nova cultura sobre saúde mental no Brasil (conscientizar, educar, capacitar, prevenir, diagnosticar e tratar precocemente), com o intuito de que as pessoas assumam o seu desenvolvimento emocional desde cedo.
Para mais informações, acesse: https://www.amesuamente.org/

***Afetos: Grupo voluntário formado por educadores e funcionários administrativos do Colégio Miguel de Cervantes com o objetivo de discutir e propor ações de acolhimento para a comunidade cervantina durante a situação de quarentena e em seus desdobramentos no retorno às atividades presenciais.
Saiba mais em: https://www.cmc.com.br/noticias/apresentacao-grupo-afetos/