Grupo voluntário formado por educadores e funcionários administrativos do Colégio Miguel de Cervantes com o objetivo de discutir e propor ações de acolhimento para comunidade cervantina durante a situação de quarentena e em seus desdobramentos no retorno às atividades presenciais.

Diante do cenário atual, no qual nos foi imposto um justo distanciamento social para a garantia da saúde de todos, fomos acometidos por mudanças radicais no funcionamento da nossa escola. Um grupo de educadores e funcionários do Colégio Miguel de Cervantes ficou sensibilizado por questões ligadas à saúde emocional que surgiram durante a pandemia. O debate sobre competências socioemocionais fazia parte do nosso cotidiano presencial, principalmente após a divulgação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Entretanto, percebemos que dialogar sobre saúde emocional, questão que atravessa as competências socioemocionais, passou a ser imprescindível, pois é notável como o modelo atual de ensino e aprendizagem, ao promover a comunicação por ambientes virtuais, causa uma série de sintomas, um certo mal-estar em todos que compõem a comunidade escolar: alunos, professores, famílias, funcionários etc.

A comunicação promovida pela internet não supre muitos fatores que as relações sociais proporcionam presencialmente. Aprendemos muito com a presença do outro em nuanças de comunicação que vão desde a expressão facial até a sonoridade da voz, algo que nos é apresentado com distorção no ensino a distância. Acreditamos que a comunicação a distância é um novo meio de comunicação ainda pouco explorado e, em sua dinâmica atual, reduz significativamente algo primordial nas relações humanas: a afetividade.

Além da saúde física, que se faz emergente nesse tempo de pandemia, fomos atacados por questões que abrangem a saúde emocional, como o excesso de tempo no ambiente virtual, medo do vírus, angústias sobre o futuro, falta de vontade para realizações, perdas de rituais do cotidiano presencial, entre outros problemas.

O grupo Afetos vem debater as questões socioemocionais nesse tempo de quarentena, propondo ações que visam a melhorar o cotidiano, tentando promover um ambiente favorável para momentos de afinidades afetivas.